O título com certeza o fará pensar em muitas coisas que mudaram no último ano para lá do futebol, mas neste caso vamos colocar a pandemia, e tudo o que veio com ela, de lado para nos focarmos só no 'jogo bonito' e como estão as ligas europeias em comparação com o ano anterior.

A Europa do futebol de clubes volta a entrar em pausa para os compromissos internacionais e não há melhor altura para colocarmos as tabelas lado a lado e olharmos, caso a caso, o que mudou, o que se mantém e o que surpreende nas tabelas das cinco principais ligas europeias, bem como da Liga Portuguesa. Começamos aqui ao lado.

Espanha

A primeira grande diferença que se nota na tabela da La Liga é a variação no número de jogos realizados por cada equipa: as competições europeias tardias devido à COVID-19 levaram a que os emblemas participantes vissem alguns dos seus jogos das primeiras jornadas adiados, pelo que dos 20 clubes na Liga Espanhola, apenas metade tem os nove jogos cumpridos.

Assim sendo, e de forma a ter uma melhor comparação entre os dois momentos, teremos em conta não os pontos totais, mas sim a média de pontos por jogo.

Assim sendo, o Barcelona era líder à nona jornada de 19/20, com 19 pontos em nove jogos, uma média de 2,11 pontos por jogo. O Real Madrid era segundo com 18 pontos (2 pontos/jogo), seguido pelo Granada com 17 (1,88 pontos/jogo) e pelo Real Sociedad com 16 pontos, os mesmos que Sevilha e Atlético de Madrid (1,77 pontos/jogo).

Saltando para a nona jornada de 2020/2021, as mudanças são muitas. Tendo em conta só os pontos totais de cada equipa, a Real Sociedad lidera a La Liga com 20 pontos em nove jogos, uma média de 2,22 pontos por jogo. O Villareal ocupa a 2.ª posição com 18 pontos (2 pontos por jogo), enquanto que o Atlético de Madrid é terceiro com 'apenas' sete jogos e 17 pontos.

Mudando o foco para a média, é o Atlético a equipa que lidera, com 2,4 pontos por jogo, uma subida de 0,63 pontos por jogo face à época transata.

Olhando para a média de pontos, o recém-promovido Elche surpreende, somando 1,57 pontos por jogo, a quarta melhor média da La Liga neste momento, a par com o Barcelona.

Inglaterra

Também a Premier League tem quatro equipas com jogos em atraso, pelo que voltamos a recorrer à média para analisar a principal competição de futebol em Terras de Sua Majestade. No final da 8.ª jornada da Premier League de 2019/2020 já se começava a vislumbrar o elo mais forte da competição: o Liverpool era líder com oito vitórias em oito jogos e contava já com 12 pontos de vantagem sobre o Manchester City.

Mais de um ano depois (a oitava jornada de 19/20 terminou a seis de outubro), os 'reds', que se sagraram campeões no final da época passada, estão agora no terceiro posto a um ponto de distância do líder, o Leicester City, com uma média de 2,12 pontos por jogo. Os 'Foxes' somam 18 pontos em oito jogos - 2,25 pontos/jogo (melhor média da Liga) - , mais quatro pontos do que à oitava jornada da época passada, o que representa uma subida do 4.º para o 1.º lugar em comparação com a mesma altura de 2019/2020.

Já o vice-campeão City volta a estar atrás do Liverpool, desta vez por cinco pontos, mas bem mais abaixo na tabela: uma derrota e três empates em sete jogos, deixam a equipa de Pep Guardiola na 10.ª posição e com uma média de 1,7 pontos por jogo, a quinta melhor média da 'Premier'.

A surpresa do momento chama-se Southampton: os 'The Saints' somam mais nove pontos que à oitava jornada da época passada, o que os deixa na quarta posição da Premier League neste momento, uma subida de 13 lugares face a 19/20 (17.º à 8.ª jornada). Na média a subida é de assinalar: os Saints passaram de uma média de 0,88 pontos por jogo à 8.ª jornada da época passada para uma média de dois pontos por jogo. Também o Aston Villa registou uma clara melhoria passando de uma média de um ponto por jogo para 2,14, a segunda melhor média da liga Inglesa nesta altura.

Itália

Na Serie A, existem várias alterações na tabela do final da 7.ª jornada, em comparação com igual momento da época anterior. Tal como no ano anterior, as equipas chegaram a esta jornada sem jogos em atraso, tirando assim a necessidade de médias. Em primeiro lugar destaque para a alteração do líder e que subida foi esta do AC Milan.

Os 'rossoneri' passaram do 11.º lugar à sétima jornada de 19/20 (com 9 pontos) para a liderança do campeonato italiano com mais oito pontos que na mesma altura do ano anterior. São sete jogos, cinco vitórias, dois empates e zero derrotas para a equipa de Rafael Leão.

A outra equipa imbatível até ao momento na Série A é a outra grande subida em Itália: o Sassuolo, que no ano passado estava no 14.º lugar à 7.ª jornada a 10 pontos da líder Juventus, está agora no segundo posto, com 15 pontos, mais dois que a 'Juve'.

A 'vecchia signora' tem tido um começo de época atribulado, com quatro empates em sete partidas, ainda que se continue sem conhecer o sabor da derrota em Itália. A equipa de Cristiano Ronaldo soma menos seis pontos que em igual período da época passada (tinha 19) e caiu para o 5.º lugar com 13 pontos, a quatro do AC Milan.

Do restante pódio do ano passado não sobra ninguém: o Inter, que era segundo com 18 pontos, está agora na sétima posição com 12 pontos, enquanto que a Atalanta desceu do 3.º para o 6.º lugar, com 13 pontos. Já o Nápoles fez o percurso inverso e subiu ao pódio, passando do 4.º lugar à sétima jornada de 19/20 para o 3.º posto com mais um ponto que no mesmo período da última época (14 pontos).

Alemanha

À semelhança do que acontece na Serie A, também na Bundesliga todas as equipas chegaram ao final da 7.ª jornada com sete jogos realizados, tanto esta época como na época passada. Mas é a única coisa que se mantêm, quando comparamos os dois momentos.

O líder é outro, mas não é de todo uma surpresa: o Bayern de Munique lidera nesta altura a Bundesliga com 18 pontos, mais quatro pontos que na mesma altura da última época quando era terceiro atrás de Borussia Monchengladbach e Wolfsburgo.

O Monchengladbach, que era líder à sétima jornada de 19/20, caiu para o sétimo posto com 11 pontos, menos cinco que na época passada. Já o Wolfsburgo passou à frente, mas acompanhou a caída do líder, ocupando agora o sexto lugar, com os mesmos pontos que o Monchengladbach.

O Leipzig ocupa nesta altura o segundo lugar com 16 pontos, mais dois que na época passada, enquanto que o Borussia Dortmund regista o mesmo aumento de pontos ocupando o terceiro posto quando na época transata era 8.º à sétima jornada.

Destaque ainda para a subida do Union Berlin: a equipa da capital alemã ocupa o quinto posto com 12 pontos, o triplo do que somava na mesma altura do ano passado quando era a antepenúltima classificada com quatro pontos.

França

Na Ligue 1 o líder mantêm-se, mas com três equipas com um ou dois jogos a menos nesta altura, é útil voltarmos a olhar para a média de pontos por jogo.

O PSG segue líder, quer na tabela por pontos totais, quer pela média, com os mesmo registo que na 10.ª jornada de 19/20: os parisienses são líderes com 24 pontos (2,4 pontos/jogo), oito vitórias e duas derrotas, com cinco pontos de vantagem sobre o segundo classificado e aí sim existem mudanças.

O Nantes, que era 2.º, caiu para a 14.ª posição esta época, com 11 pontos em nove jogos e a 12.ª melhor média da Ligue 1 neste momento (1,2 pontos/jogo). Agora o segundo posto é ocupado pelo Lille que soma mais quatro pontos que à 10.ª jornada de 19/20 (1,9 pontos/jogo). O Rennes, que era 15.º, ascendeu à 3.ª posição com 18 pontos, mais seis que na mesma altura da época passada.

O Marselha mantem a 4.ª posição que ocupava na época passada, com mais dois pontos, mas menos um jogo. A situação melhora para a equipa de André Villas-Boas se tivermos em conta a média de pontos por jogo: o Olympique tem uma média de 2 pontos por jogo, a segunda melhor da Ligue 1, só atrás do PSG.

Por falar em média, uma das surpresas desta Ligue 1 até ao momento é o recém-promovido Lens, que além de já ter derrotado o PSG, Saint-Etienne e Bordéus, tem a quinta melhor média de pontos por jogo da liga francesa: 1,75 pontos/jogo, só atrás de PSG, Marselha, Lille e Rennes.

Portugal

Em Portugal só duas equipas chegam à pausa para as seleções com um jogo em atraso: Moreirense e Paços de Ferreira viram o seu compromisso da 7.ª jornada adiado devido ao surto de COVID-19 no emblema de Moreira de Cónegos. Os restantes emblemas chegam com sete encontros realizados e as diferenças face à mesma altura da última época são bastantes, principalmente no pódio.

O Famalicão, equipa sensação da última época, ocupava o primeiro lugar no final da sétima jornada de 19/20, com mais um ponto que FC Porto e Benfica (18 pontos) e uma bela média de 2,71 pontos por jogo. Esta época não está a dar tanto frutos como a anterior aos famalicenses que chegaram à paragem no 9.º lugar com nove pontos, menos 10 que em igual período da última época e com uma média de 1,28 pontos/jogo, o maior 'trambolhão' registado.

Já FC Porto e Benfica também não têm motivos para festejar: os dragões, que se sagram campeões no final da última época, têm menos cinco pontos que na mesma altura, o que representa uma queda de 2,57 pontos/jogo à sétima jornada de 19/20 para os 1,85 pontos/jogo atualmente. Já as águias até mantêm o terceiro lugar atualmente mas com menos três pontos que na época passada. A média desceu dos 2,57 pontos/jogo para os 2,14 e o número de derrotas aumentou de uma para duas, à semelhança do que aconteceu com o FC Porto.

No extremo oposto está o Sporting, que regista uma clara melhoria face à última época. Com Rúben Amorim ao comando do leão a turma de Alvalade chega à sétima jornada líder, com mais quatro pontos que SC Braga e Benfica, os rivais mais próximos. A equipa leonina, que na mesma fase da última época era a quinta classificada, passou de uma média de 1,57 pontos/jogo para 2,71, naquela que é a maior subida registada entre os clubes que se mantiveram na I Liga desde o ano passado.

Também o SC Braga tem motivos para ficar contente. A equipa de Carlos Carvalhal está no segundo posto com 15 pontos, uma clara melhoria do 11.º lugar da sétima jornada da última época, em que somava apenas oito pontos. Os gverreiros viram a média de pontos por jogo subir um valor, dos 1,14 pontos/jogo para os 2,14.

É de notar ainda que a esmagadora maioria das 16 equipas que se mantêm na I Liga desde 19/20 viram a sua média baixar comparado com a mesma fase da época anterior: das 16, só seis mantiveram ou melhoraram o registo - Sporting, SC Braga, Paços de Ferreira, Moreirense, B SAD (melhoraram), Rio Ave (manteve).  

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.