O Tottenham confirmou esta quarta-feira a contratação de José Mourinho para o cargo de treinador principal dos 'Spurs'.

O português assinou um contrato válido até 2022/22 com os londrinos.

É o terceiro clube inglês que Mourinho comanda depois de Chelsea (onde venceu três Premier League, três Taças da Liga Inglesa e uma Taça de Inglaterra) e de Manchester United (conquistou Liga Europa e Taça da Liga Inglesa).

Reagindo à contratação, Daniel Levy, presidente do Tottenham, afirma que "Com José Mourinho temos um dos mais bem sucedidos treinadores no futebol. Ele têm experiência, pode inspirar equipas e é um grande tático. Ganhou troféus em todos os clubes por onde passou. Acreditamos que ele vai trazer energia e crença ao balneário".

"Estou entusiasmado por me juntar a um clube com tão grande legado e com adeptos tão apaixonados. A qualidade da equipa e da academia entusiasmou-me e fiquei atraído por poder trabalhar com estes jogadores", afirmou José Mourinho, comentando a contratação.

O português foi apontado a vários clubes desde a sua saída do Manchester United em 2018: desde Dortmund, passando pelo Lyon, até aos 'vizinhos' dos 'Spurs' , o Arsenal.

Na sua carreira, Mourinho leva já duas edições da Liga dos Campeões, uma Liga Europa e uma Taça UEFA, além de oito campeonatos nacionais, também orientou o Benfica, a União de Leiria, o FC Porto, o Inter Milão e o Real Madrid.

O Tottenham, vice-campeão da última edição da Liga dos Campeões, ocupa o 14.º lugar da Premier League, com 14 pontos, menos 20 do que o líder Liverpool, campeão europeu.