Michel Platini, presidente da UEFA, definiu Cristiano Ronaldo como um atleta "fenomenal" e lembrou que Portugal tem dado ao futebol "alguns dos seus mais brilhantes protagonistas".

"Portugal é um país de futebol. Tem dado ao nosso jogo alguns dos seus mais brilhantes protagonistas, quer a nível individual quer a nível coletivo. Um dos meus jogadores preferidos de todos os tempos foi o Eusébio e nunca hei-de esquecer a sua técnica, habilidade e paixão pelo jogo. Nos últimos tempos Portugal tem tido outros grandes craques como o Luís Figo, Rui Costa, e agora o Cristiano Ronaldo, um autêntico fenómeno. A nível coletivo, o vosso país pode gabar-se de uma série de títulos importantes nas nossas competições de clubes. Agora só falta a selecção nacional ganhar um troféu importante também", atirou em entrevista ao site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O máximo responsável pelo organismo que coordena o futebol europeu apontou o rumo a seguir para melhorar o mundo do futebol e disse que pretende lutar contra a "manipulação de resultados" e o "racismo".

"Eu todos os dias luto para proteger o futebol e ainda tenho muito trabalho pela frente. Gostava de saber que nunca mais teríamos de assistir a casos de descriminação racial contra jogadores dentro ou fora de campo. Temos campanhas importantes que melhoraram a situação mas ainda há muito para fazer. Quero também continuar a lutar para que os nossos clubes continuem a seguir os nossos princípios de "Financial Fair Play", sabendo que estes princípios garantem estabilidade para o seu futuro".

Na antevisão do evento "Football Talks" que decorrerá entre 13 e 15 de janeiro no Estoril, o gaulês explicou ainda a importância do colóquio, afirmando que é fundamental debater e refletir o futebol antes de serem tomadas decisões, e elogiou o trabalho da FPF.

"Espaços de debate e reflexão são muito importantes para que possamos ter o maior número possível de pontos de vista antes de tomarmos decisões. A partilha de ideias e experiências é fundamental em todos os setores de actividade e o nosso não é exceção. Saúdo a Federação Portuguesa de Futebol por esta iniciativa e pelo excelente painel de oradores e convidados que conseguiu reunir, assegurando o sucesso do evento e a qualidade das intervenções que vamos ouvir".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.