Portugal é o país que mais jogadores formou entre aqueles que competem em La Liga de Espanha e Ligue 1 de França. De acordo com um relatório do CIES (Observatório Internacional de Futebol), há 25 jogadores formados em Portugal a jogar nos 20 clubes da Liga Espanhola. A Argentina vem a seguir, com 12 jogadores, seguida do Brasil com 10.

Na Liga Francesa também 'manda' Portugal, com 22 jogadores formados no nosso país espalhados pelos 20 emblemas da Ligue 1. A Bélgica, com 20 e o Brasil com 13 fecham o pódio.

Portugal perde a liderança mas continua no pódio em Inglaterra, onde há 13 jogadores formados no nosso país a competirem na Premier League. A Holanda, com 21 jogadores e a Bélgica, com 14, superam Portugal nos países com mais jogadores formados a competirem na mais mediática liga do Mundo.

Dos 13 jogadores formados em Portugal que competem na Premier League, sete são 'Made in Academia de Alcochete'. Rui Patrício, Bruno Fernandes, João Moutinho, Daniel Podence, Cédric Soares, Rúben Vinagre e Ricardo Pereira fizeram a sua formação ou parte dela no Sporting. Em Inglaterra, só o PSV Eindhoven da Holanda (8) formou mais jogadores que o Sporting. O Lees é o terceiro clube com mais jogadores formados no clube a competirem na Premier League (seis).

Em Espanha é o Benfica que dá cartas no que toca a formação de jogadores. De acordo com o Observatório Internacional de Futebol, há 12 atletas formados no Seixal a competirem na principal liga espanhola. So o Real Madrid B (13) tem mais jogadores formados que o Benfica entre os que competem em La Liga.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.