Em mais um resumo da participação portuguesa nos principais campeonatos europeus, destaque para o regresso aos golos de Gonçalo Guedes no Valência, para a derrota do United frente ao Arsenal e para o bis de Daniel Podence no Olympiacos.
Em Inglaterra, o United caiu na realidade depois da vitória histórica na Champions frente ao PSG e foi derrotado pelo Arsenal por 2-0. Com hipóteses de apanhar o Tottenham no terceiro lugar, os 'red devils' com Diogo Dalot a titular (Saiu aos 71 minutos) saiu derrotado pelo Arsenal por 2-0. Foi a primeira derrota do emblema de Old Trafford na Premier League desde que Solskjaer assumiu o comando dos 'red devils'.
O Everton de Marco Silva perdeu por 3-2 frente ao Newcastle, depois de ter desperdiçado uma desvantagem de dois golos. Com o internacional português André Gomes a titular, os 'toffees' chegaram ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de Dominic Calvert-Lewin (18 minutos) e do brasileiro Richarlison (32), sendo que, pelo meio, Matt Richie falhou uma grande penalidade, que daria o empate aos ‘magpies’.
Contudo, o Newcastle iria operar a reviravolta no segundo tempo, graças ao venezuelano Salomón Rondón, aos 65 minutos, e ao espanhol Ayoze Pérez, que ‘bisou’, aos 81 e 84.
Xhaka abriu o marcador para o Arsenal, à passagem do minuto 12´. Aubameyang do meio da rua estabeleceu o resultado final.
Já a equipa mais portuguesa da Premier League, o Wolverhampton empatou com o Arsenal (1-1). Jiménez abriu o ativo ao minuto 56´. O Chelsea logrou o empate já em cima do cair do pano com um tento de Hazard (92´). Rúben Neves, Jota, Rui Patrício e Mourinho alinharam pelos 'Wolves'.
O City, com Bernardo Silva no onze, venceu o Watford por 3-1, com um hat-trick de Raheem Sterling. Gerard Deulofeu reduziu para o Watford.
Na Grécia, grande destaque para Daniel Podence. O português foi a figura na goleada por 4-1 com que o Olympiacos derrotou o Aris Salonica. O extremo português bisou na partida, aos 35 e 75 minutos. José Sá e Roderick foram titulares.
Real Madrid de regresso aos triunfos depois de 'semana negra', Barcelona derrota Rayo com Bebé a titular
Em Espanha, na ressaca da eliminação europeia, o Real Madrid entrou a perder na visita ao Valladolid, na 27.ª jornada da liga espanhola, mas conseguiu dar a volta e vencer por 4-1, seguindo no terceiro lugar da classificação.
Já o Sevilha venceu este domingo a Real Sociedad por 5-2 em jogo a contar para a 27ª jornada da liga espanhola com o avançado belga Wissam Bem Yedder em destaque ao marcar um 'hat-trick'. Daniel Carriço foi titular. André Silva entrou aos 71 minutos.
O português Gonçalo Guedes marcou o primeiro golo da vitória do Valência no reduto do Girona (3-2), encontro que foi decidido com um golo de Ferrán Torres aos 90 minutos, naquele que foi o primeiro golo do jogador na temporada.
O Betis, com William Carvalho no onze, venceu por 1-0 no reduto do Celta de Vigo e ascendeu, provisoriamente, ao sexto lugar da La Liga, em encontro da 27.ª jornada da prova.
O líder FC Barcelona manteve os sete pontos de vantagem sobre o Atlético de Madrid, ao bater em casa o Rayo Vallecano, com Bebé a titular, por 3-1, depois de estar a perder. Raúl De Tomás, jogador emprestado pelo Real Madrid, adiantou os forasteiros, aos 24 minutos, numa jogada individual, em contra-ataque, mas o argentino Lionel Messi ajudou a virar o encontro. Assistiu Piqué para o empate ao minuto 38´e deu vantagem de grande penalidade aos 51´. L. Suárez estabeleceu o resultado do encontro ao minuto 82´.
Cédric assiste no Inter, Juve tem a Série A no bolso
Em Itália, o Inter de Milão venceu este domingo o SPAL por 2-0 em jogo a contar para a 27ª jornada da liga italiana e mantém-se no quarto lugar da prova atrás do AC Milan, Nápoles e Juventus.
Com Cédric Soares e João Mário totalistas, a equipa de Luciano Spalletti bateu a Spal com golos de Politano (67 minutos) e Gagliardini (77), este último com assistência de Cédric.
Já a Juventus, com Cristiano Ronaldo no banco, goleou a Udinese por 4-1 e aproveitou o empate do Nápoles frente ao Sassuolo para aumentou para 18 pontos a vantagem na liderança da Série A.
Os golos da 'vecchia signora' foram apontados por Kean (11 e 39), Enri Can (67) e Matuidi (71). Lasagna reduziu para a Udinese (84).
Mónaco empata frente ao Bordéus, com Paulo Sousa no banco
Em França, o Mónaco, treinado pelo português Leonardo Jardim, empatou (1-1) na receção ao Bordéus, ainda sem o novo técnico Paulo Sousa no banco, em jogo da 28.ª jornada da liga francesa.
Os monegascos, com os internacionais portugueses Adrien Silva, Rony Lopes e Gelson Martins de início, adiantaram-se no marcador por intermédio de Radamel Falcao, aos 48 minutos, mas foi o próprio avançado colombiano a cometer uma grande penalidade que permitiu a Jimmy Briand repor a igualdade, aos 65.
O português Paulo Sousa, que na sexta-feira foi confirmado como treinador do Bordéus, esteve nas bancadas no estádio Louis II a assistir ao encontro dos ‘girondinos’, que se mantêm no 13.º lugar da ‘Ligue 1’.
Bayern é líder em igualdade com o Dortmund
Na Alemanha, o Dortmund com Raphael Guerreiro a titular venceu este sábado o Estugarda por 3-1, em jogo a contar para a 25ª jornada da Bundesliga, mas acabou por ser ultrapassado no primeiro lugar pelo Bayern Munique que apesar da igualdade pontual goleou o Wolfsburgo e passou a ter melhor diferença de golos do que o rival.
Os bávaros, com Renato Sanches a sair do banco ao minuto 74, golearam o Wolfsburgo por 6-0. Serge Gnabry (34 minutos), Robert Lewandowski (37 e 85), James Rodríguez (52), Thomas Müller (76) e Joshua Kimmich (82) apontaram os tentos.
Na Rússia, Luís Neto e Eder ficaram no banco no triunfo do Zenit por 2-1 sobre o UFA. Quaresma foi titular no triunfo do Besiktas sobre o Konyasport por 3-2: marcaram Ljajic, Yilmaz e Kagawa para o conjunto de Istambul.
Já o Shakhtar, orientado por Paulo Fonseca, goleou o Karpaty por 5-0. A equipa ucraniana tem sete pontos de vantagem sobre o Dínamo de Kiev.
Comentários