Mais um fim de semana de futebol, com os portugueses em ação e no banco nos principais campeonatos. Destaque para Nuno Tavares (Marselha) e Bernardo Silva (Manchester City) que marcaram nos respetivos campeonatos, assim como as assistências decisivas de Bruno Fernandes (Manchester United) e Cristiano Ronaldo (Al-Nassr) em Inglaterra e Arábia Saudita, respetivamente.

França: Nuno Tavares continua a brilhar com a camisola do Marselha

O defesa português Nuno Tavares contribuiu para a reviravolta do Marselha no estádio do Toulouse, onde se impôs por 3-2, em jogo da 24.ª jornada da Liga francesa. Tavares, que marcou o sexto golo no campeonato na época 2022/23, estabeleceu o 3-1 aos 78 minutos.

Com os portugueses Nuno Mendes e Vitinha de início e Danilo como suplente utilizado, o PSG conquistou uma importante vitória por 4-3 sobre o Lille, treinado por Paulo Fonseca e que teve José Fonte, Tiago Djaló e André Gomes no onze.

Rony Lopes foi titular no Troyes, mas incapaz de evitar a derrota por 1-0 na receção ao Montpellier.

O aflito Auxerre voltou a vencer na receção ao Lyon, com Anthony Lopes a titular na baliza, por 2-1.

Itália: Má estreia para Paulo Sousa

A Roma, treinada pelo português José Mourinho, venceu em casa o Verona, ainda sem Miguel Veloso, por 1-0, em jogo da 23.ª jornada da Liga italiana.

A estreia de Paulo Sousa na Salernitana, 16.ª e quatro pontos acima da zona de descida, foi aziaga, saindo derrotada por um ‘bis’ de Immobile na visita da Lazio.

O Inter de Milão, adversário do FC Porto na Liga dos Campeões, sofreu para vencer 3-1 em casa a Udinese, equipa do português Beto, titular e substituído aos 76.

Um golo solitário do brasileiro Júnior Messias, aos 31 minutos, deu os três pontos caseiros ao AC Milan, do internacional português Rafael Leão, que esteve em bom plano no ataque até ser substituído (79') no jogo contra o Monza, em que o português Dany Mota foi titular.

O líder Nápoles saiu vencedor da visita ao terreno do Sassuolo, com o internacional português Mário Rui a não ser utilizado, tendo ficado entre os suplentes.

Espanha: William Carvalho feliz, Carlos Carvalhal nem por isso

O Bétis, com William Carvalho a titular, recebeu e venceu o Valladolid em jogo da 22.ª jornada do campeonato espanhol. Gonçalo Paciência ficou no banco de suplentes da formação galega.

O Celta de Vigo, treinado pelo português Carlos Carvalhal, empatou a um golo com a Real Sociedad.

Alemanha: Cancelo na derrota do Bayern

O Borussia Dortmund, com o português Raphäel Guerreiro no banco, venceu o Hertha Berlim por 4-1 e aproveitou os deslizes de Bayern Munique e Union Berlim para se colar à liderança na Liga alemã.

O Bayern Munique, que teve João Cancelo a entrar aos 16 minutos, perdeu na visita ao Borussia Möenchengladbach (3-2).

O Leipzig, com André Silva a titular, foi vencer ao terreno do Wolfsburgo por 3-0.

A derrota do Bochum beneficiou o Estugarda, com Gil Dias em campo e Tiago Tomás ainda lesionado, tendo em conta que a equipa venceu em casa, com alguma surpresa, o Colónia por expressivos 3-0.

Inglaterra: Assistências de Bruno Fernandes e golo de Bernardo Silva

Bruno Fernandes fez duas assistências na vitória por 3-0 do Manchester United na receção ao Leicester, em jogo da 24.ª jornada da Liga inglesa.

O Liverpool relançou a candidatura aos lugares 'Champions' depois de conquistar a primeira vitória fora de casa em 2023, ao impor-se por 2-0 em Newcastle. O avançado internacional português Diogo Jota entrou em campo aos 59 minutos e teve três oportunidades para marcar perto do fim.

Um golo do médio português Bernardo Silva tinha-se revelado insuficiente para o Manchester City vencer no estádio do Nottingham Forest, empatando 1-1 e deixando isolado na liderança o Arsenal. Nos citizens, Rúben Dias foi totalista, tal como Bernardo Silva.

O Fulham, treinado pelo português Marco Silva, venceu por 1-0 no reduto do Brighton. O médio português Palhinha atuou durante todo o jogo no meio campo do Fulham.

O Chelsea, pelo qual o avançado português João Félix e o médio argentino Enzo Fernández (ex-jogador do Benfica) foram totalistas, não conseguiram reagir ao golo do médio James Ward-Prowse, aos 45+1 minutos, que proporcionou o quinto triunfo na prova ao Southampton.

O Wolverhampton, com os portugueses José Sá, Nelson Semedo, Matheus Nunes, Rúben Neves e João Moutinho na equipa titular e Podence a ser utilizado na segunda parte, foi batido também por 1-0 na receção ao Bournemouth.

O Arsenal regressou aos triunfos ao consumar a vitória na visita ao Aston Villa, por 4-2. O português Fábio Vieira, que tinha sido lançado aos 79 minutos, fez assistência para um dos golos dos gunners.

Arábia Saudita: Ronaldo não marca, mas faz dupla assistência

O Al Nassr venceu o Al Taawon por 2-1, num encontro da 17.ª jornada da Liga saudita, no qual o português Cristiano Ronaldo fez os dois passes para os golos do líder da prova.