É tempo de fazer um balanço da prestação dos portugueses no último fim de semana. Apesar de terem sido jogos um pouco cinzentos para os lusos, há alguns destaques como Ronaldo que deu a vitória no último minuto ou Paulo Fonseca que deixou Leão no banco.

Foi um fim de semana de poucos golos para os portugueses que entraram em ação. Ainda assim, existiram alguns golos e assistências importantes para as equipas.

Na maioria dos campeonatos europeus, houve pouca atividade portuguesa, mas noutros campeonatos, a história foi bem diferente. Uma coisa é certa, existem mesmo portugueses em todos os cantos do mundo e o futebol não foge à regra.

Inglaterra: fim de semana pouco inspirado para os portugueses

Na liga inglesa, os portugueses tiveram pouco destaque, com alguns deles a ficarem aquém das expectativas.

O Manchester United começou a perder com o Brentford, mas conseguiu dar a volta e venceu por 2-1. Com Bruno Fernandes a capitanear a equipa de Ten Hag e Diogo Dalot a titular, os reds encontraram o ritmo e venceram depois de cinco jogos sem ganhar. O segundo golo, marcado por Hojlund, contou com uma bela assistência do português Bruno Fernandes.

O Fulham de Marco Silva não teve vida fácil contra o Aston Villa. Ao contrário do que era esperado, a equipa do técnico português não venceu tranquilamente e perdeu por 3-1 contra a formação de Unai Emery. No 9º lugar, com 11 pontos, Marco Silva já soma a terceira derrota na Premier League.

O Wolverhampton-Manchester City estava repleto de portugueses em campo, num jogo que ficou decidido no último minuto. No lado do Wolverhampton, José Sá, Nelson Semedo e Toti Gomes foram titulares e Carlos Forbs e Gonçalo Guedes entraram na segunda parte. Do lado do Manchester City, Bernardo Silva e Rúben Dias (capitão) estiveram no onze titular e Matheus Nunes foi suplente utilizado. Ainda assim, nenhum dos portugueses em campo foi relevante na vitória da equipa de Guardiola que venceu por 2-1, no último minuto de jogo.

Itália: Paulo Fonseca surpreende ao deixar Leão no banco

Paulo Fonseca surpreendeu ao deixar Rafael Leão no banco de suplentes, sem ser utilizado no decorrer da partida. O AC Milan venceu pela margem mínima a Udinese e permitiu que o treinador português respirasse de alívio, uma vez que fez algumas mudanças na equipa. Destaque ainda para as declarações de Paulo Fonseca, que afirmou que a decisão de colocar Leão no banco foi importante para passar a mensagem de que equipa é mais importante do que alguns jogadores.

Espanha: Samu Costa mantém boas exibições

Num fim de semana particularmente cinzento para os portugueses na LaLiga, destaque para Samu Costa (recém convocado para a Seleção A) que fez um bom jogo na vitória do Mallorca. A fazer uma temporada surpreendente, a equipa do português venceu mais um jogo (1-0 frente ao Rayo Vallecano) e mantém o 6º lugar com os mesmos pontos que o Athletic Bilbao.

França: Jota Filipe de regresso aos golos e João Neves mantém assistências

Na Ligue 1, o jogo entre Brest e Rennes ficou empatado a um golo com grande destaque para Jota Filipe que salvou o Rennes de ter a sua terceira derrota consecutiva. Depois de algum tempo em que esteve bastante longe do seu melhor futebol, Jota saiu do banco e estava no sítio certo e à hora certa para marcar o seu primeiro golo no regresso à Europa.

A vitória tranquila do Paris Saint Germain frente ao Strasbourg (4-2) contou com João Neves e Vitinha no meio campo do PSG e Diego Moreira no Strasbourg. Foram os portugueses a viver em Paris que sorriram no final do encontro, principalmente João Neves que assistiu para o quarto golo marcado por Lee Kang-in.

Alemanha: Tiago Tomás está de pé quente na Bundesliga

Tiago Tomás fez o gosto ao pé e marcou pelo Wolfsburg, fazendo o segundo golo da temporada no segundo jogo consecutivo. Não conseguiu evitar a derrota frente ao Werder Bremen, mas foi um dos melhores da sua equipa depois de ter aberto o marcador aos 19 minutos.

Outros destaques: Ronaldo volta a marcar, Jesus volta a vencer e Abel Ferreira a caminho da liderança

O Al Hilal de Jorge Jesus voltou a vencer e mantém a liderança do campeonato com 21 pontos. Com João Cancelo e Rubén Neves a titulares, o defesa português evidenciou-se ao fazer a assistência para o segundo golo do encontro.

Ainda na Liga Saudita, o jogo do Al Shabab contra o Al Nassr colocou frente-a-frente Vítor Pereira e Cristiano Ronaldo e Otávio. A vitória sorriu para o Al Nassr graças a um golo de grande penalidade de Ronaldo, já nos descontos, derrotando o técnico português.

Destaque ainda para João Costa que, apesar de ter feito um golo pelo Al Ettifaq, não conseguiu evitar a derrota da equipa contra o Al Orobah. Para Tozé o fim de semana foi mais sorridente, uma vez que deu a vitória ao Al Riyadh com o único golo do encontro.

Na Turquia, Rafa Silva marcou o seu quinto golo ao serviço do Besiktas no triunfo frente ao Konyaspor. O ex-jogador do Benfica já conta com três golos no campeonato turco.

Abel Ferreira venceu por 5-3 o Juventude e está agora a um ponto da liderança do Brasileirão. O treinador português atravessa um bom momento e prepara-se para atacar a liderança do campeonato que pertence à equipa de Artur Jorge (Botafogo), nos últimos oito jogos que restam.