Fim de semana cheio em termos futebolísticos para os portugueses pela Europa fora. Começando por apontar a bússola para Inglaterra, na FA Cup, o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo bateu o Bristol City (1-0) e selou a passagem aos quartos de final da Taça de Inglaterra.

O único golo da partida foi apontado por Ivan Cavaleiro.

Num jogo em que Nuno Espírito Santo apostou em alguns jogadores menos utilizados, João Moutinho e Ivan Cavaleiro foram os únicos titulares portugueses.

Já o Manchester City - Sem Bernardo Silva que ficou a descansar - também já está nos quartos de final depois de bater o modesto Newport County  (4-1), do quarto escalão. Ao intervalo registava-se um nulo.

Gelson brilha na vitória no Mónaco

Em França, o Mónaco de Leonardo Jardim passou a respirar melhor na Ligue 1 e muito à conta de Gelson Martins. O internacional português marcou o golo do triunfo frente ao Nantes, depois de uma assistência de Rony Lopes.

Na equipa do principado marcaram presença três internacionais portugueses no onze: Adrien Silva, Gelson Martins e Rony Lopes.

Com este triunfo, o Mónaco saiu da zona de despromoção, sendo agora o 16º classificado, com 22 pontos, enquanto o Nantes é 14º, com 27.

Já o Lille, com três portugueses no ‘onze’ - José Fonte, Xeka e Rafael Leão -, não foi capaz de marcar um golo ao Montpellier, cuja defesa esteve em bom plano, com destaque para o central e internacional português Pedro Mendes.

O Marselha, com o central português Rolando no banco de suplentes, de onde não chegou a sair, recebeu e venceu o Amiens por 2-0.

O líder PSG cumpriu a sua missão frente ao Saint-Étienne. O único golo da partida foi apontado por Kylian Mbappé. A equipa parisiense é líder com 12 pontos de vantagem sobre o Lille.

Barcelona soma e segue, Celta de Vigo em maus lençóis

Em Espanha, o Celta de Vigo de Miguel Cardoso averbou a oitava derrota com o técnico português no banco. A equipa da Galiza foi goleada em casa pelo Levante por 4-1.  Com este resultado, o conjunto galego manteve-se com 24 pontos, no 16.º posto, enquanto o Levante, que vinha de três jogos sem ganhar e apresentou Ruben Vezo de início, saltou, provisoriamente, para 11.º, com 30.

O Barcelona venceu em casa o Valladolid por 1-0, em jogo da 24.ª jornada da Liga espanhola de futebol e manteve as distâncias na liderança para o Atlético de Madrid.

Um golo de grande penalidade do argentino Lionel Messi, aos 43 minutos, deu a vitória aos catalães, que lideram a prova com 54 pontos, mais sete do que o Atlético. Já o Real Madrid foi derrotado em casa pelo Girona (1-0) e ficou a nove pontos do líder Barcelona e a dois do Atlético de Madrid.

Bruma de regresso ao Leipzig

Na Bundesliga, o Leipzig venceu o Estugarda por 3-1, em jogo da 22.ª jornada da liga alemã num encontro que marcou o regresso do português Bruma à competição, depois de uma ausência de quase dois meses.

Em Estugarda, a equipa visitante colocou-se em vantagem aos seis minutos, com um golo de Poulsen, mas a formação da casa empatou a partida aos 16 minutos, na sequência de uma grande penalidade convertida por Zuber.

O português Bruma entrou em jogo aos 59 minutos, para o lugar de Forsberg, pondo fim a uma ausência que começou em 22 de dezembro, primeiro por lesão e depois por opção técnica.

O Borussia Mönchengladbach atrasou-se na perseguição aos dois primeiros classificados da liga alemã de futebol, ao empatar 1-1 no terreno do Eintracht Frankfurt, em jogo da 22.ª jornada da prova.

A equipa da casa, com Gonçalo Paciência a entrar aos 89 minutos, para o lugar de Haller, adiantou-se no marcador aos 45+1 minutos, com um golo de Danny da Costa.

O Mönchengladbach, que perdeu terreno para o Bayern, segundo classificado, e a sete do líder Borussia Dortmund, chegou ao empate aos 82 minutos, por intermédio de Zakaria.

O Eintracht Frankfurt ocupa a sexta posição, em lugar de acesso à Liga Europa. O Bayern sofreu para bater o Augsburgo por 3-2. Renato Sanches não saiu do banco de suplentes. O líder Dortmund desloca-se esta segunda-feira ao terreno do lanterna vermelha Nuremberga.

Ronaldo marcou e fez o 19.º golo na Liga italiana

Cristiano Ronaldo voltou a ser decisivo na Juventus. O internacional português marcou na vitória da Juventus sobre o Frosinone por 3-0, em encontro da 24.ª jornada da Liga Italiana.

O português devia descansar para o jogo da 'Champions', da próxima quarta-feira frente ao Atlético Madrid, mas Maximilano Allegri resolveu dar-lhe uma hora de jogo. Assim que marcou, saiu: foi aos 63 minutos, quando apontou o terceiro da Juventus, dando lugar a Bernardeschi aos 64.

O heptacampeão italiano, que também contou com João Cancelo durante os 90 minutos, continua destacado na liderança, com 66 pontos, mais 14 do que o Nápoles, segundo colocado, que no domingo recebe o Torino. O Frisonone é 19.º e penúltimo com 16 pontos.