Itália: Rafael Leão no banco e Mourinho sorri

O Inter bateu o AC Milan por 1-0 no duelo milanês da Serie A e manteve-se no segundo lugar, a 13 pontos do líder Nápoles e três à frente da Roma, de José Mourinho. O avançado português Rafael Leão só entrou em jogo aos 55 minutos para o lugar do belga Origi. O Inter é adversário do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões, recebendo a equipa portuguesa na primeira mão, dia 22 de fevereiro.

O Nápoles venceu por 3-0 na visita a um ‘desastrado’ Spezia, com um bis de Victor Osimhen. O nigeriano, que antes do jogo foi às bancadas tirar fotos com os adeptos do Spezia, foi incontestavelmente a figura de um embate em que o seu colega português Mário Rui foi substituído logo após o terceiro golo.

A Roma, treinada pelo português José Mourinho, venceu em casa o Empoli por 2-0. O técnico luso apostou no guarda-redes Rui Patrício de início

França: Vitinha estreia-se a titular e outros lusos de pé quente

O Marselha, com o avançado português Vitinha a estrear-se a titular, perdeu em casa com o Nice por 3-1, na 22.ª jornada da Liga francesa. Do ponto de vista individual, a estreia não correu bem para o avançado português, mas também para toda a equipa, que falhou coletivamente. Pela equipa do Marselha, além de Vitinha, entrou outro português no ‘onze’, o internacional sub-21 Nuno Tavares.

O Monaco foi a Clermont-Ferrand vencer por 2-0. O internacional português Gelson Martins foi lançado em campo ao minuto 90, a render o avançado senegalês Krepin Diatta.

Noutro jogo do mesmo dia (domingo), o Nantes venceu fora o Ajaccio, por 2-0. O médio português Victor Lebas da Silva, de 18 anos, entrou a render Vincent Marchetti, aos 29, acabando ele próprio por ser substituído aos 84, por Clement Vidal.

O Lille, de Paulo Fonseca, venceu (3-1) em Rennes com a ajuda de um golo do português André Gomes, enquanto Rony Lopes marcou pelo Troyes frente ao Lyon (3-1).

Com os portugueses Tiago Djaló e André Gomes de início, os ‘dogues’ entraram no desafio ‘adormecidos’ e o avançado Amine Gouri aproveitou para abrir o ativo, quando o primeiro minuto de jogo ainda não estava completado. O defesa luso José Fonte viu o encontro no banco de suplentes do Lille.

Mais cedo, o luso Rony Lopes (62 minutos) respondeu com eficácia aos golos marcados por Bradley Barcola (43) e Rayan Cherki (59), mas o tento que deu esperança ao Troyes, de nada valeu contra o Lyon. O guarda-redes português Anthony Lopes alinhou os 90 minutos pelos forasteiros.

O Paris Saint-Germain recebeu e venceu o Toulouse (2-1), com reviravolta, mas o futebolista português Renato Sanches saiu em lágrimas do relvado, após lesionar-se sozinho. Além de Renato Sanches, os compatriotas Nuno Mendes e Danilo Pereira foram titulares no conjunto parisiense.

Espanha: Muitos portugueses em campo no Bétis-Celta

O duelo entre Girona e Valência foi decidido com o remate certeiro de Borja Garcia, aos 63 minutos. No emblema ‘che’ (17.º posicionado), que não vence há três partidas na prova, o luso André Almeida foi titular, enquanto o compatriota Thierry Correia continua a recuperar de lesão.

O Celta de Vigo foi a Sevilha vencer o Betis por 4-3. Na baliza do Betis esteve o internacional luso Rui Silva, mas ausência notada no meio-campo foi a de William Carvalho, que não pôde ir a jogo por estar castigado, enquanto o único jogador português da equipa de Carlos Carvalhal, Gonçalo Paciência, não chegou a sair do ‘banco’.

Inglaterra: Bruno Fernandes marca em Old Trafford

Um golo de Harry Kane, que se tornou o melhor marcador do Tottenham, deu a vitória diante do Manchester City (1-0). Nos ‘citizens’, Bernardo Silva mereceu a confiança de Pep Guardiola e foi aposta inicial, ao contrário de Rúben Dias, que continua a ver os jogos do banco de suplentes.

Um golo de Bruno Fernandes embalou o Manchester United para o triunfo (2-1) frente ao Crystal Palace. Em Old Trafford, o antigo jogador do Sporting inaugurou o marcador no encontro da 22.ª jornada, da marca do castigo máximo, quando estavam decorridos apenas sete minutos. Diogo Dalot ficou de fora por estar a recuperar de lesão.

Em Wolverhampton, o Liverpool voltou a fracassar e somou o quarto jogo seguido sem vencer na Premier League. No segundo tempo, Rúben Neves concluiu uma transição rápida, aos 71 minutos, selando o triunfo para a equipa de Lopetegui, que hoje apostou de início em outros três lusos: José Sá, Matheus Nunes e Nélson Semedo. Já João Moutinho e Daniel Podence foram lançados no lado anfitrião no decorrer da segunda parte. Os reds continuam sem Diogo Jota (lesionado), mas contou com Fábio Carvalho no banco.

O português Fábio Vieira entrou aos 77 minutos, em substituição do norueguês Martin Odegaard, mas não conseguiu evitar a derrota (1-0) do Arsenal diante do Everton.

O Fulham, treinado pelo português Marco Silva, empatou sem golos no reduto do Chelsea, que teve de início o reforço Enzo Fernández. No Fulham, o médio defensivo português João Palhinha constou entre os titulares, enquanto o compatriota Cédric Soares, reforço no último dia mercado, não fez parte das escolhas. Já nos blues, o avançado João Félix cumpriu o terceiro de três jogos de castigo.

Alemanha: Raphaël Guerreiro contribui com três assistências na goleada

O Bayern Munique segurou a liderança da Liga alemã graças a uma vitória categórica em Wolfsburgo por 4-2, na 19.ª jornada. João Cancelo voltou a ser colocado no ‘onze’ do Bayern, para ser substituído aos 78 minutos, por Blind. Mais um jogo bem positivo para o português, que fez a assistência para o segundo golo da sua equipa, apontado por Kingsley Coman, aos 14.

Werder Bremen saiu-se bem da deslocação a Estugarda, ganhando por 2-0 na Mercedes-Benz-Arena. O português Gil Dias, transferido do Benfica no fecho do 'mercado de inverno', entrou ao intervalo para a formação do Estugarda, sem conseguir contrariar a tendência do jogo.

O Dortmund bateu o Friburgo por 5-1, com Raphaël Guerreiro a contribuir com três assistências para a goleada. O internacional português viu um cartão amarelo logo aos cinco minutos, por entrada dura sobre um adversário, o que não diminuiu a sua capacidade lutadora para o resto da partida.

Muito mais difícil foi a vitória do Union Berlim, mas o quarto triunfo de seguida no campeonato chega para a liderança provisória. Com o português Diogo Leite a titular, o Union chegou ao golo aos 32 minutos, por Behrens.

Outro dos candidatos ao título, o Leipzig, desperdiçou muitas ocasiões em Colónia e não passou do nulo. André Silva foi titular, jogando os primeiros 83 minutos.

O também português Aurélio Buta marcou o terceiro, aos 90+1 minutos, na vitória do Eintracht Frankfurt sobre o Hertha Berlim, por 3-0, um resultado que deixa a equipa bem na luta pelo acesso à Liga dos Campeões.

Cristiano nas Arábias

Na Arábia Saudita, no Estádio Prince Abdullah bin Jalawi, em Al Ahsa, foi o antigo jogador do FC Porto Cristian Tello a inaugurar o marcador, aos 12 minutos, uma vantagem que foi anulada pelo brasileiro Anderson Talisca (ex-Benfica), aos 42, pouco antes de Ronaldo ter a primeira grande chance para marcar, levando a bola a embater com estrondo no travessão da baliza.

No resultado final fica o empate do Al Nassr na visita ao terreno do Al Fateh, mas as atenções ficaram viradas para a grande penalidade convertida por Ronaldo que deu a igualdade já depois dos 90 minutos, impediu mais uma derrota do conjunto saudita e significou a estreia oficial do internacional português a marcar nas Arábias.