O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, disse hoje que o sueco Lennart Johansson foi uma “pessoa de grande afabilidade e abertura” e que sempre demonstrou amizade por Portugal.

"Sempre demonstrou, quer no exercício das suas funções quer nos contactos que mantivemos, um grande carinho e amizade por Portugal. Em nome da Federação Portuguesa de Futebol gostaria de manifestar o nosso mais sentido pesar”, reagiu Fernando Gomes.

Lennart Johansson, que foi presidente da UEFA entre 1990 e 2007 e ‘arquiteto’ da Liga dos Campeões, morreu hoje aos 89 anos, após “curta doença”, anunciou a Federação sueca de futebol.

Em declarações ao sítio oficial da FPF, Fernando Gomes lamentou a morte de Lennart Johansson, a quem se referiu também como “um grande dirigente do futebol internacional”.

O presidente da FPF disse ainda que foi durante o mandato de Johansson na UEFA que Portugal recebeu o Europeu de 2004, e recordou os elogios que o antigo dirigente deixou à organização portuguesa.

“Vi todos os Europeus desde o início e não há dúvida que nunca houve nenhum como este”, afirmou o então presidente da UEFA.