A Roma, orientada por José Mourinho, venceu hoje, por 1-0, o Casa Pia, da I Liga de futebol, no segundo dos três jogos particulares dos italianos durante o estágio em Albufeira, no Algarve.
O golo do extremo El Shaarawy, aos 34 minutos, deu o triunfo ao conjunto do técnico português, que, apontado nos últimos dias pela imprensa portuguesa como possibilidade para suceder a Fernando Santos no cargo de selecionador, continuou em silêncio para a comunicação social, mas não fugiu ao contacto com os adeptos antes da partida, para autógrafos e 'selfies'.
Os lisboetas apresentaram-se com a grande maioria dos jogadores mais utilizados ao longo da primeira metade da temporada, em que se afirmaram como a 'equipa revelação' da I Liga (quinto lugar), além de ainda estarem envolvidos na Taça de Portugal.
Já a Roma, sexta no campeonato italiano, manteve cinco elementos do 'onze' utilizado no desaire frente aos espanhóis do Cádiz (3-0), na sexta-feira, no primeiro encontro do estágio, que a partir de terça-feira já contará com o internacional português Rui Patrício, depois da sua participação no Mundial2022.
Zalewski e Rafael Martins ameaçaram nos primeiros minutos com remates para fora e, com os italianos mais ativos, o central Ibanez, na sequência de livre, cabeceou para o interior da baliza de João Bravim, mas em posição de fora de jogo, aos 10 minutos.
A Roma, com manifesto ascendente durante grande período da primeira parte, teve os lances mais perigosos, nomeadamente pelo italiano de origem egípcia El Shaarawy, o mais ativo no ataque 'romano', que depois da meia hora perdeu Pellegrini por lesão.
O extremo desperdiçou duas excelentes oportunidades, aos 15 e 19, ambas após erros defensivos dos 'casapianos', mas abriu o ativo aos 34, com um remate em zona frontal, já dentro da área.
Perto do intervalo, o avançado italiano Zaniolo, servido por El Shaarawy, falhou incrivelmente o 2-0, permitindo a defesa de João Bravim no duelo 'cara a cara'.
O treinador do Casa Pia operou oito alterações ao intervalo, mantendo apenas um central e dois laterais, e a sua equipa ganhou mais assertividade na posse de bola até aos 60 minutos, perante uma Roma que apareceu mais desmotivada.
A equipa de Filipe Martins, que aos 64 minutos tirou Godwin do campo depois de o extremo ter visto cartão amarelo por entrada dura sobre Zaniolo, não teve, porém, grandes oportunidades para visar a baliza de Svilar e, até final, não conseguiu anular a desvantagem.
O Casa Pia volta ao Algarve em 28 de dezembro para defrontar o Portimonense, em partida da 14.ª ronda da I Liga.
Quanto ao estágio da Roma no Algarve, encerra na quinta-feira com um embate frente ao Waalwijk, décimo classificado na liga principal dos Países Baixos.
Comentários