Nick Littlehales é um dos nomes a ter em conta quando o assunto é o sono, um dos temas que começa a ganhar mais atenção na elite desportiva. De acordo com o site 'Football Whispers', foi este especialista que "ensinou Cristiano Ronaldo como dormir". O português já assumiu por diversas vezes que não abdica do seu sono após o almoço e que dorme sempre bem. E isso, além de uma boa alimentação, explica a sua longevidade e o facto de continuar em forma aos 36 anos.

O homem conhecido como 'treinador do sono' já trabalhou com emblemas como Real Madrid, Manchester United, Manchester City, equipas da NBA, NHL, embora neste momento esteja mais com clubes do Championship.

Numa altura em que os treinadores não descuram nada e os profissionais de elite tentam tirar partido de todas as tecnologias e informações para ganhar vantagem, Nick Littlehales aparece como mais um a contribuir para o entendimento do impacto que o descanso tem no rendimento desportivo.

Sobre Cristiano Ronaldo, Littlehales explica que o craque português faz cinco ou seis ciclos de 90 minutos de sono por dia.

"Não é uma soneca, isso é para pessoas mais velhas que veem televisão. É uma maneira de dormir menos, mas de melhorar a recuperação", explicou este especialista do sono.

"Antes das luzes artificiais, as pessoas dormiam por períodos curtos", recordou.

A questão do sono e do descanso ganha cada vez mais importância no futebol, um desporto cada vez mais exigente e competitivo e onde os pequenos pormenores fazem a diferença. Daí ser importante para cada atleta entender o seu corpo e a sua mente e tomar decisões baseadas nessas informações, para manter a forma física e mental.

"Os jogadores de futebol têm vidas privadas. O desporto que praticam tem horários muito exigentes, que vão continuar a ser assim [...]. Muitos atletas jovens com que trabalho sofrem de insónia, ansiedade, stress e todas essas coisas que acabam por fazer parte do mundo do desporto", sublinhou Nick Littlehales.