A UEFA anunciou esta quinta-feira que os campeonatos europeus vão sofrer alterações já na próxima temporada. O International Football Association Board (IFAB) aprovou a utilização do quarto suplente e o uso de aparelhos eletrónicos no banco de suplentes.

A partir da época 2018/2019, as equipas que participam nas competições europeias, como a Liga dos Campeões e a Liga Europa, poderão fazer uma quarta alteração aos jogadores em campo caso a partida vá a prolongamento, logo só é válida em jogos a eliminar. Durante o tempo regulamente mantém-se o limite de três substituições por jogo. Esta alteração vai ser aplicada também na Liga das Nações - a nova competição de seleções.

Também no banco de suplentes vão existir alterações. Na Supertaça Europeia, as equipas passam a contar com 12 elementos no banco de suplentes. Na Liga Europa e na Liga dos Campeões, só são permitidos 12 jogadores nas finais, nas restantes fases mantém-se o limite de sete jogadores no banco de suplentes.

A terceira mudança prevê a utilização de aparelhos eletrónicos pelos elementos da equipa técnica no banco de suplentes. Esses mesmos dispositivos devem ser de pequenas dimensões e só podem ser usados para o bem-estar e segurança dos jogadores ou por motivos técnico-táticos. No lote de dispositivos permitidos estão telemóveis, tablets, microfones, smartwatches, portáteis e auriculares. O incumprimento desta regra prevê a expulsão do banco de suplentes.

As últimas aprovações dizem respeito às competições nas camadas jovens. A partir da próxima temporada, as equipas podem realizar cinco substituições em competições como a Youth League, os Europeus sub-17 e sub-19 de futebol masculino e feminino. No entanto, as substituições só podem ser feitas no máximo de três paragens durante o jogo,  mas não contabiliza os intervalos, quer a meio do jogo, quer no intervalo antes do prolongamento ou mesmo a meio do prolongamento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.