Portugal perdeu, esta quarta-feira, com o Equador por 2-3, em jogo particular disputado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. Hoje foi para testar, mas em março é a sério para Paulo Bento e os internacionais portugueses.
O selecionador nacional, Paulo Bento, apostou no defesa-central Luís Neto no onze titular desta noite frente ao Equador. O internacional de 24 anos, contratado recentemente pelo Zenit de S. Petersburgo, alinhou ao lado de Bruno Alves no eixo da defesa portuguesa, com João Pereira e Coentrão nas alas.
Outro destaque do técnico português foi a aposta em Eduardo, guarda-redes do Istanbul BB, na baliza da seleção portuguesa.
João Moutinho, Miguel Veloso e Raul Meireles constituíram o meio-campo nacional.
Na frente, Paulo Bento deu a titularidade a Nani, Cristiano Ronaldo (que ontem completou 28 anos) e Hélder Postiga.
O jogo amigável começou da pior forma para Portugal, com o golo prematuro de Valencia logo aos dois minutos. O médio do Equador aproveitou uma falha na marcação defensiva lusa- e de Eduardo- para cabecear para o primeiro golo em Guimarães.
Num ambiente muito amorfo na cidade-berço e depois de um início de jogo muito movimentado, com lances de perigo perto de uma e outra baliza, o ritmo abrandou, mas com Portugal a dominar a posse de bola.
Aos 22 minutos, numa boa jogada individual de Cristiano Ronaldo na grande área equatoriana, o avançado do Real Madrid desembaraçou-se da defesa e fuzilou para o empate no Estádio D. Afonso Henriques.
No primeiro tempo, nota de destaque para Luís Neto que, à meia hora de jogo, fez um corte impecável numa altura em que Caicedo, antigo jogador do Sporting, se preparava para rematar à baliza lusa.
À entrada para o segundo tempo, os dois selecionadores não fizeram quaisquer alterações nos respetivos "onzes" iniciais.
Perto do minuto 60 deu-se um dos momentos cruciais do jogo. Primeiro Postiga adiantou Portugal no marcador, após passe de Nani, mas, dois minutos depois, João Pereira marcou na própria baliza, num desentendimento com Eduardo.
Empatados a dois golos, Paulo Bento fez duas substituições. Cristiano Ronaldo e Postiga saíram e para os seus lugares entraram Éder e Varela.
Aos 70 minutos, o antigo Leão Caicedo colocou novamente a sua equipa em vantagem, com um bom remate à entrada da área. A bola ainda bateu no relvado, enganando Eduardo.
Em desvantagem, Paulo Bento fez mais quatro alterações, colocando em campo Danny, Custódio, Nelson Oliveira e Ruben Amorim, para os lugares de Nani, Miguel Veloso, Raul Meireles e João Pereira.
Portugal não conseguiu dar a volta ao resultado até ao final do jogo e ainda sofreu com as investidas da seleção equatoriana. Contudo, perto do final do jogo, Varela cabeceou ao ferro da baliza de Banguera.
Este embate frente ao Equador foi o único particular que Portugal cumprirá antes dos dois próximos encontros no Grupo F de apuramento para o Mundial de 2014, em Israel e no Azerbaijão, respetivamente a 22 e 26 de março.
No Grupo F, a formação comandada por Paulo Bento segue no terceiro lugar, com sete pontos, os mesmos de Israel, que está em segundo, e menos cinco em relação à líder Rússia, formação que Portugal recebe a 7 de junho.