O modelo de distribuição das verbas provenientes do mecanismo de solidariedade da UEFA vai passar para o dobro em 2024/25, pelo que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai distribuir 13 milhões de euros pelos clubes portugueses.

De acordo com a FPF, a decisão de aumentar o valor (de quatro para sete por cento) foi tomada pelo Comité das competições europeias e pelo Comité Executivo da UEFA em setembro de 2023 e, no caso de Portugal, representa a duplicação das verbas que os clubes que não participam nas fases de grupos das competições europeias receberam referentes à última temporada.

A FPF, durante a última semana, procedeu ao pagamento e fez chegar aos clubes o valor de 6,5 milhões de euros destinados à formação, ao abrigo deste fundo de solidariedade da UEFA.

De fora, ficaram Benfica, FC Porto, Sporting e Sporting de Braga, uma vez que atingiram a fase de grupos das competições europeias - o mesmo aconteceu esta época -, pelo que coube a cada um dos restantes 30 clubes profissionais a quantia de 219 mil euros.