Matheus Pereira, antigo jogador do Sporting, que em Portugal vestiu ainda a camisola do Desportivo de Chaves, foi esta sexta-feira convocado pela primeira vez na sua carreira para a seleção principal do Brasil.

O médio-ofensivo de 28 anos foi chamado pelo selecionador brasileiro, Dorival Junior, para substituir Lucas Paquetá, suspenso por um jogo depois de ter visto o segundo amarelo na fase de qualificação do Mundial de 2026 no triunfo da noite passada, por 2-1, sobre o Chile.

Luso-brasileiro, Matheus Pereira era igualmente elegível para representar Portugal, país onde chegou ainda em criança. Começou por jogar no Trafaria antes de se mudar para as camadas jovens do Sporting. Estreou-se pela equipa principal dos leões em 2015, pela mão de Jorge Jesus e totalizou 27 jogos (e 6 golos) de leão ao peito. Em 2016/17 foi cedido ao Chaves, por quem marcou 8 golos em 30 jogos.

Conta ainda no currículo com passagens, igualmente por empréstimo dos leões, pelos alemães do Noremberga e pelos ingleses do WBA, que depois o contrataram ao Sporting a título definitivo por pouco mais de 8 milhões de euros. Deu nas vistas na Premier League, com 11 golos e cinco assistências em 31 jogos, rumando de seguida ao Al Hilal, da Arábia Saudita, a troco de 18 milhões de euros. Depois foi emprestado pelos sauditas ao Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, primeiro, e depois ao Cruzeiro, para onde se transferiu entretanto a título definitivo.

Em 2024 leva 9 golos e 13 assistências em 48 jogos pelo emblema de Belo Horizonte.