Fábio Rochemback, um velho conhecido dos adeptos leoninos, voltou aos relvados, ao fim de 10 anos, para vestir a camisola do Guarany de Xaxim e competir por aquela equipa amadora do Oeste de Santa Catarina num campeonato regional do Brasil.

No seu regresso ao futebol, aos 42 anos, Rochemback jogou 70 minutos e a sua equipa venceu por 3-2 frente ao Rondofrio. Segundo o Globo Esporte, o ex-Sporting foi contratado apenas para alguns jogos, sendo o próximo já nesta segunda-feira.

Ao longo da sua carreira, Rochemback passou por vários clubes, tendo começado no Internacional Porto Alegre, antes de rumar à Europa e ao FC Barcelona, com apenas 19 anos.

O clube catalão pagou, em 2001, qualquer coisa como 9 milhões de euros e olhava para o brasileiro como o sucessor de Pep Guardiola no meio-campo. Porém, em 2022/03, Rochemback acabou por ser emprestado ao Sporting, após duas temporadas no Barça, para a primeira de duas passagens por Alvalade.

Entre 2005 e 2008 representou o Middlesbrough, tendo depois da segunda passagem pelo Sporting, que durou pouco mais de um ano, representando de seguida o Grémio e os chineses do Dalian Aerbin, onde havia parado de jogar em 2014.

Sete vezes internacional pelo Brasil, a carreira de Rochemback ficou ainda marcada por algumas polémicas. No Sporting chegou a insultar o treinador José Peseiro e as suas variações de peso deram várias vezes que falar. Em 2017, no Brasil, foi detido pela polícia, alvo de um processo criminal e autuado por ter sido apanhado num local onde decorria uma luta de galos, crime ao qual já tinha também sido associado em 2011.