Este artigo tem mais de 10 anos
Chagas foi um lateral esquerdo da seleção brasileira.
O antigo futebolista internacional brasileiro Marinho Chagas, lateral-esquerdo do "escrete" no Mundial de 1974, morreu hoje aos 62 anos, vítima de uma hemorragia digestiva, informou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O ex-jogador sentiu-se mal na tarde de sábado, no decorrer de um evento público, e foi levado para o Hospital de Emergência e Trauma da Paraíba, na cidade de João Pessoa, onde viria a morrer na madrugada de hoje.
Francisco das Chagas Marinho, que nasceu em Natal, em 1952, começou a carreira no Riachuelo, de Sergipe, antes de jogar por ABC e Náutico, tradicionais clubes do Nordeste.
Em 1972, chegou ao Botafogo, clube do Rio de Janeiro no qual jogou de 1972 a 1976 e onde alcançaria o reconhecimento nacional que o levou à Alemanha para disputar o Mundial de 1974.
Conhecido no seu país pela alcunha "Bruxa Loura", Marinho Chagas foi titular da seleção brasileira no Mundial de 1974, no qual foi considerado o melhor jogador da competição na sua posição.
Marinho passou ainda pelo Fluminense, no final dos anos 70, e pelo São Paulo, no início da década seguinte, além de Bangu, Fortaleza e pelo futebol norte-americano, nos New York Cosmos, nos Florida Strikers e nos Los Angeles Heat.
Como jogador foi um lateral de características muito ofensivas (especialmente para a época), o que lhe valeu uma outra alcunha: "Avenida Marinho Chagas", devido aos espaços que por vezes deixava na defesa quando subia no terreno.
Comentários