Abel Ferreira vai ser julgado esta terça-feira, a partir das 17h00 de Portugal Continental, pela Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro, na sequência das palavras dirigidas ao árbitro Bruno Arleu de Araújo no encontro entre o Palmeiras e o Grémio de Porto Alegre, no passado dia 22 de setembro.

Já bem perto do final dessa partida, o treinador português abandonou o relvado da Arena do Grémio ainda antes do encontro terminar, irritado com a atuação da equipa de arbitragem e proferindo as palavras: "Isso é roubar".

O incidente foi, depois, incluído no relatório do árbitro, conduzindo a uma denúncia formal.

Se Abel for a ser considerado culpado, incorre numa pena de até seis jogos de suspensão, numa altura em que restam ao Palmeiras mais 12 encontros até ao final da temporada. Quer isto dizer que o técnico poderá ficar fora do banco em metade das partidas que o conjunto Paulista ainda tem por disputar no Brasileirão 2023.

O Palmeiras atravessa atualmente uma má série de resultados. Não ganha há cinco jogos no conjunto de todas as competições (dos quais perdeu três e empatou dois) e nos último oito encontros que disputou apenas somou uma vitória. Viu-se recentemente eliminado da Taça Libertadores pelo Boca Juniors, nas meias-finais, no desempate por penáltis, e no Brasileirão ocupa o 4.º lugar, a 11 pontos da liderança, ocupada pelo Botafogo.