Gabriel Veron é um dos nomes a agitar o mercado de transferências do FC Porto, mas não é só por isso que o nome do extremo brasileiro tem saltado para a ribalta nos últimos tempos.

O ainda jogador do Palmeiras esteve recentemente envolvido num caso de indisciplina que culminou numa multa de 40% do seu salário depois de ter sido apanhado numa discoteca, em véspera de jogo de Taça do Brasil frente ao São Paulo.

Na altura, Abel Ferreira tomou uma posição sobre o comportamento do seu jogador. "Eu já disse várias vezes, o Brasil carece muito da formação do homem. Começa no colégio e na formação em casa. Temos de educar o homem, e estou aqui para ajudar, com o diretor desportivo, a psicóloga, a estrutura do clube. Um jovem de 19 anos precisa de escolher muito bem os amigos que o rodeiam", atirou o técnico depois do Palmeiras ter sido derrotado e eliminado da competição.

As declarações foram mal interpretadas e criticadas por alguns jornalistas e, na sequência da vitória esta terça-feira do 'Verdão', com um golo de Veron, o treinador português voltou a comentar o tema, mas mostrou-se cauteloso.

"Eu tenho de ter cuidado ao falar do Veron, quando falei da última vez, dois ou três jornalistas mal-intencionados levaram para outro lado. Eu digo no contexto do futebol. E acho que a liberdade de imprensa é fundamental para a democracia, mas tem limites. Falei do Veron e dos jogadores brasileiros, não generalizei. Não me metam em jogos políticos e problemas da sociedade. Vim ser treinador de futebol dentro das minhas capacidades.  Se eu tivesse feito como muitos esperavam, crucificá-lo, hoje não tinha feito o golo. A educação dos meus pais é que me permitiu ser assim", explicou Abel Ferreira.

As mais recentes incidências no futebol brasileiro também não escaparam às críticas do português que, a juntar ao desagrado com o calendário, apontou à arbitragem com principal enfoque na derrota para a Taça frente ao São Paulo.

"Vamos colocar o dedo na ferida. Treinadores, diretores, jornalistas, ver o que fazer para mudar isso. O que aconteceu há três dias não é para esquecer. Fomos nós, mas depois pode ser outra equipa que será prejudicada. Não vai alterar nada, estamos fora [da Taça], o São Paulo vai seguir em frente. Que sirva de exemplo. O primeiro passo é assumir o erro, quem assumiu o erro? O segundo é corrigir o erro e melhorar para a próxima vez", atirou.

O próximo jogo do Palmeiras é na sexta-feira frente ao América-MG e é mais uma oportunidade para Veron se mostrar ao FC Porto. O extremo brasileiro de 19 anos está referenciado pelos dragões e pode ser uma das contratações neste mercado de verão.