Jesus foi hoje confirmado como treinador do Flamengi, assinando um contrato de uma época depois de treinar equipas como Sporting de Braga, Benfica, Sporting ou os árabes do Al Hilal, o último emblema que representou.

A chegada do português ao futebol brasileiro está envolta num misto de entusiasmo e desconfiança e, nesse sentido, a Globoesporte foi ouvir alguns jogadores brasileiros que trabalharam com o técnico.

Artur Moraes, ex-jogador do Benfica:

"Para mim, foi o melhor treinador com quem trabalhei na carreira. Sério, competente e exigente. É o treinador que teve o maior poder de convencimento em termos de futebol comigo. Colocou-me no topo do futebol mundial com a exigência que tinha e fez-me crescer. É um grande treinador, tanto em relação a treinos quanto em relação à preparação tática. Isso é indiscutível.

É um dos melhores do mundo. Eu, como ex-jogador e amigo pessoal, desejo-lhe sorte e tempo para mostrar todo o conhecimento que tem Acho que vai acrescentar muito ao futebol brasileiro, que precisa disso para evoluir e se tornar mais atrativo a nível mundial."

Jonas, avançado do Benfica:

"Um dos melhores treinadores que eu já tive em termos táticos. Detalhista, dedicado, comprometido. Eu tinha trinta anos quando fui trabalhar com ele e, mesmo assim, aprendi muito. Passei a ver o futebol de forma diferente depois de trabalhar com ele. Ele é muito inteligente. Os treinos são excelentes. Mas ele cobra muito, exige o tempo todo. É perfecionista."

Rodrigo Alvim, ex-jogador do Belenenses

"Jorge Jesus vive futebol 24 horas por dias. Ele me levou para o Belenense em 2006. Fizemos uma grande campanha. Conseguimos duas classificações para a Liga Europa. Enfrentamos o Bayern de Munique, o Felix Magath viu o jogo e me levou depois para o Wolfsburgo. Jesus é o melhor com que trabalhei, no trabalho com bola, metodologia, análise, desde aquela época. Com todo respeito aos outros treinadores que trabalhei, ele é o melhor disparado. Não chegam perto dele.

Ele me conheceu porque desde 2006 veio todas as férias para o Brasil para ver os jogos. Ele conhece tudo sobre o Campeonato Brasileiro. Pode ter certeza que está bem informado. Quando eu estava no Paraná, ele foi a um treino. O Caio Júnior, técnico na época, tinha sido atleta dele em Portugal. Acabou me levando para Portugal e trabalhamos juntos por dois anos."

David Luiz, atualmente no Chelsea

"Sem dúvida, um dos treinadores mais especiais com quem trabalhei. Entende tudo taticamente. Ele é muito detalhista, muito perfeccionista. É apaixonado por futebol, assiste a três jogos ao mesmo tempo, dedicado. Sem duvida foi quem mais me pontencializou na minha carreira. É um homem simples, trabalhador, que ama o futebol acima de qualquer coisa. Gosta de desafios. Vai querer elevar ao máximo o nível de todos, clube, jogadores."

Ramires, atualmente sem clube:

"Sempre tive uma ótima relação com Jorge Jesus. Não sei se ele mudou muito sua metodologia, mas recordo-me de que ele era muito atento à parte física, gostava que se trabalhasse isso juntamente com a parte técnica O entendimento tático dele é diferenciado. Em Portugal ele tem a fama de pegar em equipas que não estão numa boa fase e melhorá-las. Com o Benfica foi isso que aconteceu."

Júlio César, guarda-redes do Grêmio:

"O Jorge é um treinador que conheço bem. Trabalha muito a parte tática durante a semana, mas não descura igualmente a harmonia no balneário. É experiente, competente e ambicioso. Acho interessante que alguns clubes brasileiros tenham mostrado interesse em contratá-lo. Será importante para o futebol brasileiro."