O Cuiabá, de António Oliveira, e o Góias, de Armando Evangelista, venceram nos respetivos jogos da 27.ª jornada do campeonato brasileiro de futebol, num dia em que o líder Botafogo fez história.

O ‘fogão’, já sem Bruno Lage, despedido, e que iniciou a época com o também português Luís Castro, venceu fora o América Mineiro (2-1) e alcançou o seu maior número de vitórias (18) numa edição do Brasileirão.

A equipa lidera o campeonato, com 58 pontos, mais 12 do que o Bragantino, de Pedro Caixinha, que tem menos um jogo, e com 14 de distância para Grêmio, e para Palmeiras, de Abel Ferreira, assim como para Athletico Paranaense e Flamengo, estes com menos um jogo.

Na ronda, o Cuiabá manteve-se na zona de apuramento para a Taça sul-americana, mas ainda subiu ao 10.º lugar, depois de vencer na quarta-feira à noite na visita ao Coritiba (19.º e penúltimo), por claros 3-0.

O treinador António Oliveira ‘celebrou’ não só a vitória, mas também o 50.º jogo ao serviço do Cuiabá, contabilizando a sua primeira passagem pelo clube.

“Hoje o Cuiabá faz parte da minha vida, entrego-me de corpo e alma para aqueles que comigo trabalham, não me posso esquecer deles, porque sem eles não seria nada”, disse no final o treinador português.

Em Goiânia, no Estádio da Serrinha, a equipa de Armando Evangelista conseguiu regressar aos triunfos dois meses depois de ter vencido ainda em agosto o América Mineiro, acumulando desde então cinco empates e duas derrotas.

Na quarta-feira, o Góias venceu o São Paulo, por 2-0, num jogo em que o médio luso Raphael Guzzo não saiu do banco, mas mantém-se em zona de descida, com os mesmos 30 pontos de Vasco da Gama, o primeiro emblema acima da zona de despromoção.

A 27.ª jornada do Brasileirão prossegue hoje, com o campeão Palmeiras a receber o Atlético Mineiro, e o Bragantino de visita ao Santos.

Em outros jogos, o Cruzeiro recebe o Flamengo e o Fluminense o Corinthians.