A ida dos adeptos do RB Leipzig para o estádio do Borussia Dortmund, no sábado passado, acabou por ser um 'autêntico calvário', sem quaisquer condições de segurança, segundo relatos esta terça-feira publicados pelo jornal alemão Bild.

Lars H., adepto do clube de Leipzig, fala de arremesso de objetos e crianças empurradas, no acesso ao estádio, onde se jogou para o campeonato alemão de futebol.

O RB Leipzig, controlado pela marca de bebidas energéticas Red Bull, é detestado pelos adeptos de muitas outras equipas por ser uma "criação artificial, sem história ou tradição".

"Para nos deslocarmos ao estádio, não fomos separados", explica Lars. "Atiraram-nos ovos, pedras, latas e garrafas, rasgaram-nos bandeiras e cachecóis".

"As nossas crianças foram empurradas e atacadas, tivemos de as proteger. Houve vários feridos, alguns com golpes. Sou adepto há oito anos e nunca tinha visto isto", acrescentou.

Fundado em 2009 pela Red Bull, o clube registou depois quatro promoções até ao escalão principal, em que segue em segundo, só atrás do Bayern de Munique.

O nome do clube, 'RasenBallsport' (desporto com bola na relva), é uma palavra inventada para contornar a regra que impede aos patrocinadores apropriar-se do nome da equipa, mantendo a associação às iniciais da marca.