A tecnologia sobre a linha de baliza será utilizada pela primeira vez na Alemanha na final da Taça entre o Wolfsburgo e o Borussia Dortmund, a 30 de maio, em Berlim, revelou hoje a Federação Alemã de futebol (DFB).

“Será um jogo histórico por isso”, disse Helmut Sandrock, secretário-geral da DFB, confirmando as afirmações de vários dirigentes de clubes alemães no sentido de aquela tecnologia ser estreada na final da Taça.

A final da Taça de Alemanha de 2014, entre o Bayern Munique e o Borussia Dortmund, que terminou com a vitória do primeiro por 2-0, provocou grande polémica, visto que uma bola cabeceada Mats Hummels foi desviada por Dante, aparentemente depois de ter ultrapassado a linha de golo.

O árbitro entendeu que não, mas a controvérsia instalou-se, razão pela qual Sandrock considera que tal situação “não se podia repetir em nome da verdade desportiva”.

A tecnologia de linha de baliza deve ser usada também na Supertaça da Alemanha, prevista para o início de agosto, antes de ser implementada na Liga alemã na próxima temporada.

O uso da tecnologia na linha do golo foi adotado pelos clubes da ‘Bundesliga’ no início de dezembro, recebendo a concordância de mais de dois terços dos 18 clubes de elite (15 contra três), e a escolha recaiu no sistema ‘Olho de falcão’ usado há vários anos no circuito mundial de ténis, mas também no campeonato inglês.