O Borussia de Dortmund colocou-se hoje a um ponto de revalidar o título de campeão alemão de futebol, ao vencer fora o Schalke 04 (2-1) e beneficiar do “nulo” do Bayern Munique (com o Mainz), na 31.ª jornada.

Com três rondas por disputar, os campeões em título passaram a contar mais oito pontos do que os bávaros (72 contra 64), face aos quais têm vantagem no confronto direto.

Ao vencer em Gelsenkirchen, o conjunto de Dortmund bateu também o recorde da “Bundesliga” em matéria de jogos consecutivos sem perder numa só época, ao somar o 25.º (20 vitórias e cinco empates), superando os 24 do Bayer Leverkusen, em 2009/2010.

O máximo absoluto pertence ao Hamburgo, que somou 36, entre 1981/82 e 82/83.

No local onde o FC Porto conquistou o seu segundo título europeu, em 2004, o duelo foi intenso e os anfitriões adiantaram-se no marcador logo aos nove minutos, com um remate de fora da área do peruano Jefferson Farfan.

No entanto, ao minuto 17, o polaco Lucasz Piszczek marcou o golo do empate, com um remate cruzado dentro da área, que apanhou de surpresa o guarda-redes Lars Unnerstaal.

Na segunda parte, num cruzamento de Christoph Metzelder, Sebastian Kehl marcou o golo da vitória do Dortmund, quando estavam decorridos 63 minutos.

Em Munique, o Bayern, que terça-feira começa a lutar com o Real Madrid por um lugar na final da Liga dos Campeões, atacou muito, mas não passou de um frustrante “nulo”.

Na luta pela manutenção, o Kaiserslautern, “lanterna vermelha”, hipotecou as últimas aspirações, ao perder por 2-0 na receção ao Nuremberga.

Por seu lado, Hertha de Berlim conseguiu um ponto importante, ao empatar a três golos no terreno do Bayer Leverkusen.

O Hamburgo venceu o Hannover por 1-0, enquanto o Wolfsburgo sofreu um revés na luta por um lugar na Liga Europa. ao perder em casa com o Augsburgo (2-1).