Arranca esta sexta-feira a Liga alemã em futebol, com a partida entre o pentacampeão Bayern e o Leverkusen. Para o cardápio da primeira jornada, também há um sempre apelativo Wolfsburgo - Dortmund, com Raphael Guerreiro a medir forças com Vieirinha. A competição conta com seis portugueses (pelo menos até ao fim do mercado) e promete estádios cheio, espectáculo e muitos golos.

Bayern é o alvo a abater

Pentacampeão na Alemanha e à procura do inédito hexa, o Bayern de Munique é como sempre o incontornável candidato ao título. De acordo com o estudo levado a cabo pela agência alemã SID, 14 dos 18 treinadores da Bundesliga apontaram, sem surpresa, o clube bávaro como o principal candidato ao título.

Quem são os candidatos a fazer sombra aos bávaros

Na linha da frente para fazer sombra ao Bayern, surge o Dortmund. 'Os black and yellows' são os 'eternos' vice-campeões ( Terceiros classificados em 2016/2017) são a equipa que mais possibilidades tem em sonhar com o título. A equipa orientada por Peter Bosz conta com nomes de peso, mas ainda poderá perder duas das suas principais estrelas: Dembelé ou Aubameyang.

Numa segunda linha surgem alguns históricos: O Leverkusen (12º classificado em 16/17) e o Schalke (10º em 16/17) querem rectificar o campeonato abaixo das expetativas que patentearam na temporada passada e mostrar que têm uma palavra a dizer. O Leipzig, segundo classificado na temporada passada, quer demonstrar que a posição obtida na temporada anterior não foi apenas um golpe de sorte.

Contratações na Liga Alemã

Com níveis competitivos semelhantes aos campeonato espanhol e inglês, o campeonato alemão perde nos números. A contratação mais cara foi a do médio Corentin Tolisso, que rumou do Lyon para o Bayern a troco de quase 42 milhões de euros. Para se ter um ponto de comparação, Neymar custou 222 milhões de euros ao PSG. Kingsley Coman por 21 ME (jogador esteve emprestado por duas temporadas ao Bayern pela Juventus) e Maximilian Philipp (20 ME do Friburgo para o Bayern) completam o pódio das contratações mais caras. O povo alemão é conhecido por ser austero e isso também se reflete na bolsa dos clubes: Primeiros estão os ganhos e só depois vêm os gastos, que são manifestamente inferiores ao valor embolsado.

São seis os jogadores portugueses em prova

De três portugueses em 2016/2017 passaram a ser seis. Vieirinha, Renato Sanches, Raphael Guerreiro são cartas repetidas. O extremo esquerdo que se salvou da despromoção frente ao Braunschweig, vai para mais uma temporada no Wolfsburgo depois de ter chegado ao clube em 2012. Renato Sanches, caso não saia do clube bávaro, e depois de uma primeira temporada aquém das expetativas (somou 25 jogos e nove a titular), vai tentar afirmar-se na equipa orientada por Carlo Ancelotti. Raphael Guerreiro vai para a sua segunda temporada no Dortmund, depois de uma primeira temporada em que atuou em 35 partidas e marcou sete golos. Os restantes portugueses são Carlos Mané (emprestado ao Estugarda pelo Sporting), o defesa João Queirós (Contratado pelo Colónia ao SC Braga B) e Bruma (que foi contratado esta temporada pelo Leipzig ao Galatasaray).

De resto, o que tradicionalmente se pode esperar do campeonato alemão. Grande ambiente, com destaque para os adeptos do Dortmund, estádios cheios, jogos competitivos e muitos golos. Venha então a Liga Alemã.

Calendário da I jornada:

Bayern - Leverkusen - Hoje - 19h30

Hoffenheim - Bremen - sábado - 14h30

Hertha - Estugarda- sábado - 14h30

Hamburgo - Augsburgo - sábado - 14h30

Mainz - Hannover - sábado - 14h30

Wolfsburg - Dortmund - sábado - 14h30

Schalke - LB Leipzig - sábado - 17h30

Friburgo - Frankfurt - domingo - 14h30

M´Glabach - Colónia - domingo - 17h00

Consulte o calendário:

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.