O Bayern Munique pediu hoje à Liga alemã de futebol o adiamento do jogo de sexta-feira com o Borussia Mönchengladbach, devido a um surto de covid-19 entre o plantel profissional.

A informação foi confirmada pelo diretor desportivo do Borussia, Max Eberl, após uma conversa com o congénere de Munique, Hasan Salihamidzic, e após mais um positivo hoje anunciado, no caso o defesa canadiano Alphonso Davies.

Este foi o nono caso positivo só entre o plantel principal do campeão e líder da tabela, a que se somam duas ausências devido à Taça das Nações Africanas, de Maxim Choupo-Moting (Camarões) e Bouna Sarr (Senegal), além da lesão do croata Josip Stanisic.

Ao todo, Julian Nagelsmann tem apenas 13 jogadores do plantel principal disponíveis, abaixo dos 15 que estipula a federação alemã de futebol.

A covid-19 provocou 5.448.314 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.