A Liga alemã de futebol (DFL) adiou para a próxima semana a assembleia em que deverá tomar decisões quanto ao futuro da competição, na primeira e segundas divisões, e que se deveria realizar já esta sexta-feira.

“O objetivo do adiamento é dar aos clubes e à DFL mais tempo para a intensa preparação de decisões futuras”, adianta o organismo numa nota publicada na sua página oficial.

Em 16 de março, a Liga alemã começou por suspender os campeonatos até 02 de abril e, já no final de março, dilatou essa suspensão para 30 de abril, devido à crise sanitária existente com a pandemia da COVID-19.

A DFL explica ainda que a próxima reunião, agora agendada para 23 de abril, servirá para os 36 clubes das duas divisões decidirem qual o caminho a seguir, tendo em conta as decisões políticas da próxima semana a nível federal e estatal.

Na última semana alguns clubes da Bundesliga recomeçaram os treinos, ainda que de forma condicionada e em pequenos grupos, entre os quais o campeão Bayern Munique, o Eintracht Frankfurt, Wolfsburgo, Leipzig ou Borussia Dortmund.

Na Alemanha, como em quase todos os campeonatos europeus, o futebol está parado desde o fim de semana de 07 e 08 de março.

A crise instalada com a propagação do novo coronavírus parou a maior parte da competição desportiva em todo o mundo, da Fórmula 1, ao Futebol, Golfe, Ténis, Basquetebol, levando mesmo ao adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020 por um ano.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da COVID-19, já provocou mais de 120 mil mortos e infetou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Dos casos de infeção, cerca de 402 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

A Alemanha, com 2.969 mortes e 125 mil casos confirmados de infeção, é um dos países mais afetados pela pandemia.