O Borussia Dortmund ganhou hoje por 3-0 em Augsburgo e ficou a um jogo apenas de reconquistar o título de campeão alemão de futebol, tirando o máximo partido da derrota do Bayern Munique, no sábado.
Após a penúltima jornada da Bundesliga, o Borussia Dortmund passa para a frente do campeonato, por dois pontos (70 contra 68), e precisa apenas de se impor no sábado no seu Westfalenstadion ao Mainz, para recuperar o título que lhe 'foge' desde 2012.
Em casa, o Dortmund tem sido 'implacável' esta época, com uma derrota e um empate (com o Bayern), somando por vitórias os outros 14 jogos disputados.
Há 11 anos, no último título nacional do clube, mais de 400 mil pessoas celebraram o feito, nas ruas de Dortmund e na Borsigsplatz, local habitual para os festejos. Após 10 campeonatos ganhados pelo Bayern, é previsível que o quadro se repita.
O costa-marfinense Sébastien Haller, muitos meses ausente para tratar um cancro nos testículos, foi hoje determinante para a vitória, em jogo de risco elevado.
O jogo acabou por se simplificar aos 38 minutos, com o lógico cartão vermelho a Felix Uduokhai, por falta grosseira, mas o Dortmund tardou a chegar ao golo.
Só aos 58 minutos Haller, contratado para substituir Haaland, que rumou a Manchester City no verão, abriu o marcador, quando já se somavam inúmeros falhanços, incluindo remates ao poste de Niklas Süle (39 minutos) e Emre Can (54).
Haller aproveitou bem um erro do defesa Maximilien Bauer e rematou a contar, elevando depois para 2-0 aos 84 minutos.
Já com os seus adeptos descansados, o Dortmund ainda chegou ao 3-0, com Julian Brandt a fechar as contas do dia no minuto 90+3.
O português Renato Veiga foi titular pelo Augsburgo, enquanto Raphaël Guerreiro jogou os primeiros 80 minutos na equipa visitante.
O desaire caseiro do Bayern no sábado - vitória do Leipzig na Allianz Arena - abriu as portas a esta inesperada reviravolta no campeonato, que já parecia mais uma vez perdido para os pupilos de Edin Terzic.
Também hoje, o Estugarda goleou por 4-1 na deslocação a Mainz, conseguindo assim sair da zona de despromoção.
O histórico Estugarda é agora 15.º, com 32 pontos, um lugar acima dos lugares de play-off e descida, ocupados por Bochum (32) e Schalke 04 (31) e Hertha Berlim (25, única equipa já virtualmente despromovida).
Ao empatar em casa, 2-2 na receção ao Borrussia Mönchengladbach, o Bayer Leverkusen isolou-se no sexto lugar, com o apuramento para a Liga Conferência Europa adiado por uma semana.
Com 50 pontos, o Leverkusen ainda pode ser ultrapassado pelo Wolfsburgo, o outro clube que luta pela última vaga de acesso às competições europeias da próxima época.
Comentários