O campeão Borussia Dortmund deve hoje atirado a “toalha ao tapete” na luta pelo título alemão de futebol, ao perder por 3-2 na receção ao Wolsburgo, enquanto o líder Bayer Munique passeava em Augsburgo, impondo-se por 2-0.

A equipa de Dortmund fica em posição insustentável na corrida pela revalidação do troféu ainda antes do fim da primeira volta do campeonato alemão e terminou a 16.ª jornada a 14 pontos do Bayern Munique.

A expulsão aos 36 minutos do defesa anfitrião Marcel Schmelzer por jogar a bola com a mão sobre a linha de golo, numa altura em que o Dortmund ganhava por 1-0 com um golo de Reus, aos seis, foi o momento de viragem no encontro, com Diego a não desperdiçar a grande penalidade.

O Wolfburgo chegou ao intervalo em vantagem, graças ao golo de Naldo aos 41 minutos, e apesar de o Dortmund ter restabelecido o empate aos 61, através de uma grande penalidade concretizada por Blaszczykowski, os visitantes asseguraram o triunfo com um remate certeiro de Dost, aos 73.

O Bayern Munique não teve dificuldade em impor-se por 2-0 no estádio do Augsburgo, penúltimo classificado, com golos de Muller (39 minutos, de grande penalidade) e Mario Gomez (63), que confirmou estar plenamente recuperado da operação ao tornozelo que o afastou dos relvados durante três meses.

Com 13 vitórias e apenas uma derrota em 16 jogos, um saldo de 43 golos marcados e seis sofridos, a equipa bávara apresenta uma estatística desmoralizadora para os principais adversários e, com 41 pontos amealhados, pode mesmo bater o recorde de pontos da primeira volta da Bundesliga, que pertence ao Dortmund, com 43.

Mais do que recolocar o atraso para o líder em oito pontos, o Bayer Leverkusen tentará no domingo aproveitar o desaire do clube do vale do Ruhr e deixar o bicampeão alemão à distância de seis pontos, quando visitar o estádio do Hannover.

Um “hat-trick” do avançado bósnio Vedad Ibisevic (02, 38, de grande penalidade, e 61 minutos) permitiu ao Estugarda impor-se por 3-1 na receção ao Schalke 04, que ainda chegou a empatar aos 12 por Marica, mas foi apanhado no quarto lugar pela equipa anfitriã.

O Hamburgo e Nuremberga venceram em casa, pelo mesmo resultado (2-0), Hoffenheim e Fortuna Dusseldorf, respetivamente, enquanto ao Friburgo valeu o golo solitário de Caligiuri para triunfar por 1-0 na receção ao “lanterna vermelha” Greuther Furth.