O avançado francês Christopher Nkunku, jogador do Leipzig, foi hoje eleito o futebolista do ano pela associação de jornalistas desportivos alemães (VDS), numa votação conduzida pela revista Kicker.

Nkunku, que prolongou o seu contrato com o Leipzig por dois anos, até 2026, recebeu 134 pontos de um painel de 706 votantes, mais seis do que o polaco Robert Lewandowski, agora jogador do FC Barcelona, depois de oito épocas no Bayern Munique.

“Sinto-me muito honrado e sei apreciar devidamente um prémio como este. Antes de tudo, agradecer à minha equipa, ao meu treinador e a todos no clube. Sem o seu apoio, era impossível fazer uma época assim”, afirmou Nkunku, que já tinha sido eleito o melhor pelos seus pares na Bundesliga 2021/22.

Num prémio criado em 1960, que já conta 63 edições e tinha tido um francês a vencer (Franck Ribery, em 2008), o terceiro classificado foi o guarda-redes Kevin Trapp, vencedor da Liga Europa com o Eintracht Frankfurt.

A VDS premiou ainda Lea Schüller, do Bayern Munique, com a futebolista do ano e Christian Streich, que comanda o Friburgo desde dezembro de 2011, como melhor treinador.