O Rapper francês de origem senegalesa Booba é a estrela de surpresa da cerimónia de abertura da Copa Africana (CAN 2017) este sábado em “amizade Stadium” no subúrbio de Libreville, capital do Gabão.

"Propuseram-me a oportunidade de vir atuar e obviamente, aceitei. É um grande evento para África. Enquanto senegalês é um prazer estar aqui ”, disse o rapper após um ensaio no estádio onde vai decorrer a sessão de abertura.

Não é a primeira vez que Booba vai atuar em Libreville. O artista já esteve no Gabão por três ocasiões, mas não espera atuar na abertura da CAN”

A competição desportiva tem início este sábado e desenrola-se até 5 de Fevereiro em quatro cidades gabonesas: Libreville, Franceville, Port-Gentil e Oyem, mas alguns observadores temem a ocorrência de incidentes nomeadamente em Port-Gentil e em Oyem.

O evento desportivo vai ter lugar num contexto de tensões devido à reeleição de Ali Bongo à presidência do país. Apesar dessa questão, o Governo considera que este Campeonato poderá ajudar o Gabão a reforçar a sua coesão social .

Motivo de orgulho para os gaboneses

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Pacome Moubelet Boubeya, receber a CAN é motivo de orgulho para todos os que estão no Gabão. O ministro revelou que a segurança vai ser reforçada.

"A segurança está a ser reforçada. Atualmente o mundo vive situações complexas, devido ao aumento do terrorismo e outros atos de desestabilização. Mas temos a certeza de que os jogos vão correr sem problemas, as pessoas não vão ser dificultadas na sua entrada nas fronteiras do Gabão, as populações e os desportistas virão somente festejar e celebrar o futebol".

A CAN começa no próximo sábado. O Gabão é o país anfitrião e dá o pontapé de saída do torneio contra a Guiné-Bissau.