O II Encontro Nacional de Vereadores dos Pelouros do Desporto terá lugar esta sexta-feira, numa unidade hoteleira da cidade da Ponta do Sol, Santo Antão (Cabo Verde), organizada pelo Ministério do Desporto, através da Direção Geral do Desporto.

A reunião será presidida pelo ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, tendo em conta que “o Governo considera importante estabelecer uma comunhão e entendimento entre todos os agentes desportivos”, bem como parcerias consistentes entre as instituições públicas e privadas.

Em declarações à Inforpress, o diretor-geral dos Desportos, Anildo Santos explicou que o Ministério do Desporto, através da Direção Geral do Desporto “tem sempre procurado interagir com os diferentes actores do sistema desportivo nacional” e este encontro surge da constatação de que “as Câmaras Municipais são um pilar importante do desenvolvimento do desporto”.

“É um fórum para discutir diversas temáticas prementes e actuais do desporto nacional”, disse Anildo Santos, adiantando que será ocasião para “um debate plural e para linhas orientadoras e directrizes para a política desportiva nacional”, pelo que “o Encontro dos Vereadores dos Pelouros de Desporto revela-se como um espaço importante para o debate de ideias e estabelecimento de metas”, em prol do desenvolvimento do sector.

O encontro da Ponta do Sol será ocasião para alguns municípios apresentarem as suas experiências em “modelos de padronização, rentabilização e requalificação das infra-estruturas desportivas, empoderamento e sustentabilidade do associativismo desportivo”, entre outros.

O programa do encontro prevê a apresentação de vários painéis versando temas importantes para o desenvolvimento do desporto em Cabo Verde, com referência à infra-estruturação desportiva, a autarquia e o desporto, a sustentabilidade do associativismo desportivo/municípios, bem como os eventos desportivos.

Este encontro será, ainda, ocasião para ser apresentado oficialmente o “Cabo Verde Triangle Trial 2019” e assinado um protocolo entre o Ministério do Desporto, através da Direcção Geral do Desporto, e a Empresa In Totum Lda., entidade organizadora do Triangle Trial Cabo Verde 2019, um produto desportivo e turístico, em forma de circuito de “trail run”, composto por três etapas a serem realizadas nas ilhas de Santiago, Fogo e Santo Antão, no próximo mês de Outubro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.