O alargamento de oito para dez do número de equipas no campeonato do segundo escalão, na época futebolística 2015/16, implica a implementação de um novo figurino, com as equipas divididas em dois poules, disse Pedro Pires.

Para o presidente da Associação Regional de Futebol do Fogo, Pedro Fernandes Pires, além das oito equipas inscritas no campeonato regional de futebol do segundo escalão, nomeadamente ABC de Patim, Luzabril, Nova Era e Brasilim (São Filipe), Esperança, Baxada e Desportivo (Santa Catarina) e Grito Povo (Mosteiros), a equipa de Atlântico (São Filipe) solicitou a sua reentrada e o Atlético (mosteiros) a sua entrada.

A ideia, que vai ser socializada esta semana com dirigentes dos clubes dos Mosteiros e, posteriormente, com os de São Filipe e Santa Catarina, segundo Pedro Pires, é de agrupar as equipas de Santa Catarina e dos Mosteiros num poule cujos jogos serão disputados no estádio Francisco José Rodrigues (Mosteiros) e os de São Filipe num outro poule, cujos jogos serão disputados no estádio 5 de Julho (São Filipe).

“Esta é a única forma de podermos alargar o número de equipas no segundo escalão”, disse o presidente da Associação, indicando que de outra forma não é possível realizar o campeonato de segundo escalão com 10 equipas em simultâneo, com o do primeiro escalão, com igual número de equipas, em apenas dois estádios.

Segundo a proposta da Associação, os dois primeiros classificados de cada poule vai disputar as meias-finais do regional do segundo escalão e os vencedores disputarão a final em duas mãos.

Apesar do mandato da atual direção da Associação Regional de Futebol ter terminado, Pedro Pires, que diz vai se recandidatar a um novo mandato, está a programar a nova época futebolística que, contrariamente a de 2014/15, vai incluir a realização de torneio de abertura, campeonatos do primeiro e segundo escalões e taça Fogo.

Assim e segundo a proposta de actividades, a nova época inicia-se a 03 de outubro, com torneio de abertura, seguido do campeonato do primeiro escalão, que decorrerá de 07 de novembro de 2015 a 24 de Abril de 2016 e taça Fogo, cuja primeira das quatro eliminatórias está prevista para 09 de janeiro e a final para o dia 10 de abril de 2016.

Em relação ao segundo escalão, a ser disputado em dois poules, Mosteiros e São Filipe, e com 10 equipas, a prova vai ser disputada em duas fases, entre 05 de dezembro de 2015 e 13 de março 2016 (1ª fase) e a segunda entre 02 e 16 de abril de 2016.

O campeão do segundo escalão ascende automaticamente ao primeiro escalão, enquanto o segundo classificado vai disputar, nos dias 07 e 14 de maio, a liguilha com o penúltimo classificado do primeiro escalão a outra vaga no campeonato do escalão maior.

Neste momento, o atual presidente da Associação está a identificar as pessoas, visando a reestruturação da equipa para as eleições dos novos órgãos sociais da Associação para as próximas duas épocas futebolísticas.