A construção de, pelo menos, mais um campo relvado e um pavilhão desportivo coberto são algumas das reivindicações dos agentes ligados ao desporto em Santo Antão, ilha que, dizem, está “em desvantagem” em relação a outras regiões.

De entre as reclamações dos dirigentes desportivos, destacam-se a construção de um campo relvado no Paul, único município em Santo Antão ainda sem uma infra-estrutura do tipo.

No Porto Novo, com um único campo relvado, o Estádio Municipal, construído em 2009, os clubes têm estado a exigir ainda, além da substituição da relva deste estádio, a construção de, “pelo menos, mais um campo relvado”, que seria localizado em Ribeira das Patas, no interior do concelho, para servir as quatro equipas federadas do interior.

Em Ribeira Grande, também, com um único estádio relvado, o de João Serra, em Ponta do Sol, a preocupação dos agentes desportivos tem a ver com a requalificação do campo de futebol do Tarrafal, na cidade da Ribeira Grande.

Segundo Fernando Lima, presidente da Associação Regional de Futebol em Santo Antão – Sul, o município do Paul “já merece” um campo com relva, defendendo ainda a construção, nesta ilha, de um polidesportivo coberto, tendo em conta o “grande potencial” existente a nível dos desportos de salão.

Em relação ao Paul, o Governo já reafirmou a disponibilidade para trabalhar com a edilidade com vista a dotar este concelho de um campo relvado, à semelhança dos outros municípios na ilha.

Conforme o secretário de Estado Adjunto do ministro do Desporto, Carlos Monteiro, que esteve, semana passada, de visita a Santo Antão, o Governo tem previsto, para este ano de 2019, um co-financiamento para o campo de futebol relvado no Paul.

Quando aos desportos de salão, está em carteira a construção de dois polidesportivos cobertos na ilha, mais precisamente, em Ribeira Grande e no Porto Novo, projectos que contam, também, com a parceria do Governo.

A câmara do Porto Novo tem previsto, no plano de investimentos municipais para 2019, o arranque das obras do polidesportivo, tendo orçamentado, para o efeito, uma verba à volta de 40 mil contos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.