O futebolista cabo-verdiano Odair Fortes foi esta terça-feira condenado a 80 dias de multa - à razão de 100$00/dia - pelo Tribunal de São Vicente na sequência da agressão ao árbitro assistente do jogo Batuque – Mindelense, do campeonato da 1ª divisão.

O julgamento ocorreu hoje e caso o futebolista, também conhecido como Day Fortes, não pagar a multa e outras custas do processo no prazo estipulado pelo tribunal a pena será convertida em 53 dias de prisão, segundo avançou à Inforpress o vice-presidente do Batuque, Jorge Pereira.

A mesma fonte explicou que o futebolista mostrou-se arrependido no tribunal e pediu desculpas públicas pelo seu ato.

O Batuque, assegurou aquele dirigente, vai arcar com todas as despesas do processo, incluindo a multa aplicada ao jogador.

Por outro lado, o Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de São Vicente notificou Day Fortes para prestar declarações em sede de inquérito esta sexta-feira, 20.

O caso ocorreu no domingo, dia 8 de dezembro, aos 85 minutos do jogo Mindelense – Batuque, que os anfitriões venceram por 2-1, quando, na sequência da sua expulsão por alegada agressão ao guarda-redes Toll, do Mindelense, Day Fortes foi pedir explicações ao árbitro assistente, Adilson Pinto, que dera indicações ao árbitro principal e que resultaram na expulsão do defesa do Batuque.

Na sequência da conversa, o futebolista agrediu o árbitro a soco no rosto, e este teve que receber assistência ainda no campo.

Recuperado, Adilson Pinto concluiu o jogo, no final do qual foi assistido no Banco de Urgência do Hospital Baptista de Sousa.

O futebolista incorre ainda numa sanção disciplinar por parte do Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de São Vicente, que já abriu o respetivo inquérito.