O Mindelense de São Vicente apurou-se para as meias-finais do campeonato de futebol de Cabo Verde, após ganhar três pontos à Académica do Porto Novo, que utilizou dois jogadores irregulares no jogo da primeira jornada, foi hoje anunciado.

O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) deu provimento a um protesto apresentado pelo Mindelense, aplicando a pena de derrota (3-0) ao Académico do Porto, que utilizado dois jogadores de forma irregular, nesse jogo que ficou empatado a zero.

No acórdão enviado à agência Lusa, o CJ explicou que os dois atletas jogaram na primeira jornada do campeonato, mas não o podiam fazer porque foram expulsos por acumulação de cartões amarelos num jogo das meias-finais da Taça do Porto Novo, em que a Académica foi eliminada pelo Marítimo.

O Conselho de Disciplina da Associação Regional de Futebol de Santo Antão Sul puniu os dois jogadores com suspensão de um jogo, segundo o acórdão da FCF.

A Académica do Porto Novo vai ainda pagar uma multa de 20 mil escudos (181 euros).

Com esta decisão, o Mindelense chega aos 11 pontos no Grupo A, e qualifica-se para as meias-finais do campeonato, enquanto a Académica passa a ter seis, mas ainda continua na luta por um lugar na próxima fase.

O Oásis Atlântico do Sal, líder do Grupo C, é a outra equipa que já tinha garantido presença nas meias-finais da maior prova de clubes de futebol em Cabo Verde.

Os jogos da sexta e última jornada da fase de grupos estão todos agendados para domingo, com oito equipas a disputar as duas outras vagas nas ‘meias’, sendo o primeiro lugar do grupo B e o melhor segundo classificado dos três grupos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.