O Clube Sportivo Mindelense conquistou hoje a Taça dos Campeões ao derrotar o Ribeira Bote por 4-2, no desempate por pontapés a partir da marca da grande penalidade, após empate (1-1) no tempo regulamentar.

Tratou-se da segunda taça conquistada pelo Mindelense, campeão de Cabo Verde em título, neste início de época, após a vitória da semana passada, na Supertaça, por 3-1, ante o Salamansa.

A Taça dos Campeões homenageou o ex-avançado Ducha, e pôs frente-a-frente as formações do Mindelense, campeão da 1ª divisão, e Ribeira Bote, campeão da 2ª divisão, ambos da época transacta.

O Ribeira Bote marcou primeiro, aos cinco minutos, por intermédio de Dirceu, resultado de 1-0 favorável aos axadrezados no fim da primeira parte.

Na etapa complementar, o Mindelense restabeleceu o empate aos 49 minutos, por intermédio de Erickson, resultado final, 1-1, pelo que o vencedor foi encontrado através do desempate por pontapés a partir da marca da grande penalidade, com vitória dos encarnados por 4-2.

No próximo fim-de-semana a Associação de Futebol de São Vicente prossegue o ciclo de homenagens a ex-futebolistas, dedicando, desta vez, a Taça Cidade do Mindelo ao ex-futebolistas João d’Júlia.

Esta é uma inovação para esta época futebolística, através de um torneio quadrangular e que vai reunir as equipas do Mindelense, campeão em título, Salamansa vencedor da Taça de São Vicente, Académica do Porto Novo, hexa campeão da Região Desportiva Sul de Santo Antão, e Paulense, do Paul, de Santo Antão Norte.

Estas provas fazem parte do calendário oficial da Associação de Futebol de São Vicente, o qual será cumprido ao logo de seis meses, de Outubro do corrente ano a Abril de 2017, com um conjunto de provas na primeira e segunda divisões como Supertaça, Taça Associação, Taça São Vicente e campeonato regional, para além de provas nos escalões de formação e futebol feminino.

Assim, no fim-de-semana 29 e 30 do corrente mês, será a vez da disputa da Taça Associação, da 1ª divisão, antigo Torneio de Abertura, no sistema todos contra todos a uma mão, em sete jornadas.

O calendário da 1ª jornada ditou os jogos Farense – Ribeira Bote, Mindelense – Falcões do Norte, Derby – Académica e Salamansa Batuque.

O campeonato regional de São Vicente, por seu lado, a disputar-se em 14 jornadas distribuídas por duas voltas, principia no fim-de-semana 17 e 18 de Dezembro, com os jogos Ribeira Bote – Derby, Falcões do Norte – Batuque, Salamansa – Académica e Farense – Mindelense.

Da mesma forma, clubes e associação promoveram o sorteio da Taça São Vicente, envolvendo equipas da 1ª e 2ª divisões, a disputar de 20 de Janeiro de 2017 a 30 de Abril do mesmo ano, em duas eliminatórias, meias-finais e final.

A primeira eliminatória, distribuída por três dias (20, 21 e 22 de Janeiro) tem o seguinte quadro de jogos: Amarante (2ª divisão) – Académica; Farense – Mindelense; Batuque – Calhau (2ª divisão); Castilho (2ª divisão) – Derby; Salamansa – Ribeira Bote; São Pedro (2ª divisão) – Falcões do Norte e Corinthians (2ª divisão) – Ponta de Pom (2ª divisão).

Os vencedores disputam a segunda eliminatória, dias 18 e 19 de Fevereiro de 2017, seguindo-se as meias-finais, dias 18 e 19 de Abril de 2017, e a final a 29 de Abril de 2017.

As provas da 2ª divisão, por seu lado, estão calendarizadas para o fim-de-semana 29 e 30 de Outubro, com a Taça Associação, antigo Torneio de Abertura, e campeonato regional, com início marcado para o fim-de-semana 17 e 18 de Dezembro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.