Esta época será a segunda vez que as duas equipas se defrontam, depois de na primeira na fase de grupos, também no Estádio Adérito Sena, se ter registado um empate 1-1 logo na jornada inaugural.

No Grupo B, que incluía ainda as equipas do Académico do Sal, Académico 83 do Maio, Sal Rei da Boavista e Vulcânicos do Fogo, o Mindelense, também campeão de São Vicente, foi o líder, com 11 pontos, os mesmos que a Académica, campeã de Santo Antão Sul.

Nas meias-finais, enquanto o Mindelense eliminou o Varandinha de Santiago Norte após duas vitórias (4 - 1 fora e 2 - 0 em casa), a Académica ultrapassou o Derby de São Vicente, após dois empates (0 - 0 em casa e 2 - 2 em São Vicente), valendo-lhe os dois golos marcados fora.

O Mindelense procura conquistar o seu 19º título de campeão de Cabo Verde, o quarto consecutivo e o quinto nos últimos seis anos, enquanto a Académica chega à final pela segunda vez na sua história, tendo na primeira, há três anos, perdido para o Mindelense.

Os campeões de Santiago Sul tentam também ser a primeira equipa da ilha de Santo Antão a vencer o campeonato de Cabo Verde.

Na antevisão da partida, o treinador do Mindelense, Rui Alberto Leite, disse à agência Inforpress que a sua equipa está "na máxima força" e quer vencer o jogo em casa, salientando que se trata de duas equipas que já se conhecem "muito bem" e que o jogo será resolvido "nos detalhes".

Por sua vez, o treinador da Académica do Porto Novo, Gunga Fonseca, admitiu que o Mindelense é "um adversário complicado" e que será uma final "disputada e equilibrada", mas que a sua equipa quer ganhar.

O jogo de sábado está marcado para às 15:00 locais (17:00 em Lisboa), enquanto a partida a segunda mão, a finalíssima, será na semana seguinte no Estádio Municipal do Porto Novo, onde será conhecido o campeão de Cabo Verde de futebol.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.