A primeira fase das obras do Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), na ilha de São Vicente, caminha para o fim devendo o edifício receber dentro de dias o sistema de ar condicionado.

A informação foi avançada à Inforpress pelo presidente da FCF, Mário Semedo, que se mostra satisfeito com o andamento da primeira fase dos trabalhos, que englobou a construção do edifício principal, em fase de pintura exterior, que alberga um pequeno hotel de 26 quartos, um auditório para 120 pessoas, restaurante, sala multimédia, biblioteca, centro médico, de entre outros departamentos.

Mário Semedo explicou que ainda não há uma data para a inauguração do Centro de Estágio, tanto mais que a FCF e a FIFA têm mais dois projectos por concluir em São Vicente, nomeadamente os novos relvados para o Estádio Adérito Sena e para o ex-campo da Torrada, agora integrado no Centro de Estágio.

«A relva para o Estádio Adérito Sena está garantida, a sua colocação agora aguarda o melhor momento para não interferir com as provas em curso», declarou Mário Semedo à Inforpress, que explicou que a FCF aguarda uma resposta da FIFA sobre a relva para o ex-campo da Torrada.

«De maneira que, o mais provável é que façamos a inauguração do Centro de Estágio e dos novos relvados juntos, daí não poder precisar uma data», avançou Mário Semedo, para quem as obras em curso na ilha de São Vicente são neste momento “a prioridade” da FCF.

As obras do Centro de Estágio da FCF na ilha de São Vicente, com custo total estimado em 100 mil contos, iniciaram-se no dia 02 de Abril de 2012 e envolvem, na qualidade de parceiros, o Governo, a Câmara Municipal, a FIFA e a FCF.

O processo para a sua edificação, todavia, iniciou-se em de Agosto de 2007 quando a autarquia mindelense e a FCF rubricaram um protocolo no âmbito do qual a edilidade cedeu a título gratuito o terreno e as infraestruturas do ex-campo da Torrada, local de edificação do centro, na avenida 12 de Setembro, à FCF.

Em Dezembro do mesmo ano, a Assembleia Municipal de São Vicente, por unanimidade dos seus deputados, ratificou o protocolo, dando luz verde para construção da infraestrutura. A primeira pedra foi oficializada a 21 de Junho de 2009, pelo então ministro-Adjunto e da Juventude e Desportos, Sidónio Monteiro, precisamente no dia em que Cidade Velha foi reconhecida como Património da Humanidade.

Da autoria do arquiteto António Jorge Delgado, que projetou a infraestrutura, o Centro de Estágio de São Vicente desenvolve-se em três unidades centrais: edifício principal com um hotel de 26 quartos, em fase de conclusão, uma outra unidade que contempla balneários e ginásio e, finalmente, a terceira que inclui o campo de futebol e as bancadas.

Outras dependências previstas no projeto são piscina, auditório para 120 pessoas, restaurante, sala multimédia, biblioteca, centro médico, de entre outras.

O Centro de Estágio do Mindelo pode ainda acolher uma unidade de Medicina Desportiva.