A Fundação Real Madrid vai assinar um protocolo com a Fundação Escola de Preparação Integral do Futebol (EPIF) para o desenvolvimento de escolas desportivas em Cabo Verde.

A garantia foi dada hoje aos jornalistas pelo diretor da Fundação Real Madrid para África e Médio Oriente, Inigo Arenillas, no final de um encontro com o presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, em que foi anunciada a criação da Escola Sócio-Desportiva EPIF - Fundação Real Madrid.

O acordo de parceria, sublinhou, deverá ser assinado entre agosto e setembro próximo e prevê o apoio com equipamentos desportivos e formação de formadores a técnicos cabo-verdianos.

"A Fundação EPIF já conta com uma escola de formação com cerca de 400 alunos e, no âmbito desta parceria, vamos reforçar este trabalho com a oferta de equipamentos desportivos e com a formação de treinadores. Vamos trazer técnicos de Madrid para um programa de formação específico para os treinadores de Cabo Verde", salientou.

Para já, a ideia é elaborar programas de formação de uma semana, em que, no final, serão oferecidos aos treinadores cabo-verdianos os materiais didáticos necessários para continuarem o trabalho. Sempre com o acompanhamento de Madrid, vamos reforçar o trabalho já realizado pela EPIF para aumentar o número de alunos e de lugares onde pode jogar futebol", explicou.

Por seu turno, o presidente da Fundação EPIF, Olavo Correia, explicou que a parceria vai permitir reforçar o trabalho já feito pela escola de formação.

"Temos todas as condições para criar uma Escola Sócio-Desportiva EPIF - Fundação Real Madrid. As duas instituições já atuam no âmbito social e queremos educar jovens com valores através do futebol, promovendo os do trabalho, do estudo e do mérito", salientou Olavo Correia.

O presidente da Fundação EPIF disse ainda que quer “criar uma escola que possa atingir este objetivo conjunto: ter uma competência pedagógica e formar e estabelecer uma rede de contactos”.

“Pensamos que a marca Real Madrid é importante para estimular os jovens. Mas será, sobretudo uma escola de grande qualidade na formação dos jovens", adiantou.

Segundo Inigo Arenillas, a ideia é iniciar as atividades formativas no início do novo ano escolar, pelo que o acordo deverá ser assinado entre agosto e setembro.

Fundada em 1991, enquanto associação, e transformada em fundação em 2011, a EPIF trabalha a formação de jovens futebolistas, de forma a contribuir para a educação cívica, física e desportiva.

A Fundação EPIF trabalha atualmente com 400 alunos inscritos nos mais diversos escalões etários, masculino e feminino, dos quais a grande maioria é carenciada e oriunda da periferia da capital.