O arranque das provas oficiais na modalidade de futebol na região de Santo Antão – Sul, inicialmente previsto para este fim-de-semana, foi adiado para 17 de Novembro.

A decisão tomada, terça-feira, num encontro de clubes coma direcção da Associação Regional de Futebol, se deve a dificuldades das equipas na organização e entrega dos processos de inscrição dos jogadores.

Até agora, apenas a Académica procedeu à inscrição dos seus atletas, faltando ainda inscrever-se as equipas do Marítimo, Inter, Fiorentina, Sanjoanense e Sporting.

As equipas enfrentam dificuldades, sobretudo a nível de inspecção dos jogadores.

Um outro facto que pesou no adiamento do arranque das provas se prende com a demora com que algumas equipas iniciaram os preparativos para a presente época.

Segundo o calendário futebolístico, aprovado em assembleia-geral de clubes, em Outubro, as provas deveriam começar no dia 10 de Novembro, com torneio de abertura.

Além do torneio de abertura, o calendário de provas nesta região desportiva inclui ainda a super-taça “Filipe de Bitú”, agendada para Dezembro, o campeonato regional e a taça Porto Novo, ambos com início, também, para o próximo mês.

Por dificuldades financeiras e organizativas, ficam de fora das provas as equipas do Tarrafal, Santo André e Lajedos.

A formação de Lajedos alegou ainda ter sido vitima de “injustiças” por parte dos árbitros na temporada passada para justificar a sua ausência das competições esta época, em Santo Antão – Sul.