O ex-futebolista cabo-verdiano Balão vai ser homenageado em Portugal este fim-de-semana. Para este efeito foi constituído uma comissão de honra que integra personalidades como o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, Mário Semedo, Presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, e Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras.
António Barros, mais conhecido por Balão, foi internacional por Cabo Verde e um dos melhores médios cabo-verdianos na década de 80. Balão, que está doente em Portugal, será homenageado por amigos e pela comunidade cabo-verdiana em Lisboa, com um torneio de futebol, a ter lugar no Parque Desportivo Carlos Queiroz em Carnaxide, Portugal.
Além de um torneio de futebol, denominado de Balon Cup, haverá ainda um leque de atividades, como exposições fotográficas, palestras, atividades culturais e jantares-convívio para homenagear este grande nome do futebol cabo-verdiano.
A iniciativa partiu de um conjunto de instituições desportivas e de amigos como a Associação Intercultural Luso-Cabo-verdiana, a Federação Cabo-verdiana de Futebol, Associação de Moradores do Alto dos Barronhos e a Associação de Solidariedade Social da Assomada, e ainda o Boavista Futebol Clube da Praia, clube em que Balão militou entre 1970 e 1984, primeiro como jogador e depois como treinador. Balão jogou ainda no Bairro, onde começou a dar os primeiros pontapés na bola, em torneios de futebol juvenil.
O torneio terá a participação de várias equipas, entre elas o Boavista FC da Praia e Associação Desportiva Bairro Craveiro Lopes, que viajam de Cabo Verde.
Comentários