A ministra da Educação e Desportos afirmou que Cabo Verde é cada vez mais reconhecido, também pelo desporto a nível mundial, “graças” aos objetivos de governação integrada, e da gestão estratégica do desporto nacional.

Fernanda Marques fez essas considerações perante dirigentes desportivos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se encontram reunidos no Sal visando a preparação da 10ª edição dos Jogos Desportivos da CPLP, que terá lugar este ano, em Cabo Verde, no mês de Julho, próximo.

Com alguma satisfação, certificou ao grupo de “elite” desportivo da CPLP, que Cabo Verde tem neste momento uma medalha de ouro no paralímpico – atletismo e lançamento de dardo -, falando também da campanha Tubarões Azuis, para a “vitória permanente”.

Depois de falar das perspetivas, desafios e políticas nacionais do desporto, Fernanda Marques desejou a todos um bom trabalho e “excelente” estadia.

“Estamos muito felizes por acolher os jogos da CPLP, este ano de 2016, com a coragem de o fazer num ano em que o país tem três momentos eleitorais. Por isso, os jogos terão, provavelmente, outra equipa governativa mas será sempre a mesma lógica da governação integrada”, acentuou.

Já o vereador do Desporto da Câmara Municipal do Sal, Pedro Neves destacou as infraestruturas desportivas na ilha, nomeadamente a pista de tartan certificada, placas desportivas polivalentes, o Polidesportivo, campo relvado, que, conforme disse, poderão contribuir para o desenvolvimento das modalidades projetadas para as competições a ter lugar no mês de Julho, a par do Sol e praia, algum vento… do clima, que “favorece” os desportos náuticos e aquáticos.

Durante dois dias de trabalho, os dirigentes desportivos que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) debruçar-se-ão sobre vários assuntos, destacando-se a apresentação do relatório da última reunião da Comissão de Desporto realizada em Maputo, Moçambique, em 2015.

A apresentação e debate do projeto dos Jogos Desportivos da CPLP, a realizar-se na ilha do Sal, em Julho deste ano, a Comissão de Disciplina dos Jogos Desportivos da CPLP e Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da CPLP, estarão também em cima da mesa de discussão.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.