O campeonato regional de futebol do interior da ilha de Santiago está em risco devido a dívidas da associação por liquidar, da época desportiva 2015/2016, para com os árbitros, disse este sábado o presidente da associação, João da Veiga.

Durante a assembleia-geral ordinária realizada no salão nobre da Câmara Municipal de São Miguel, com a discussão e aprovação do relatório de atividades da época passada e a apresentação, discussão e aprovação do orçamento em agenda, João da Veiga disse que o balanço geral é positivo.

"Conseguimos realizar o campeonato que é a principal atividade da associação, realizámos o campeonato sénior da primeira e segunda divisões, realizámos os campeonatos sub-16 e sub-17 e ainda um mini-campeonato de futebol feminino, por isso o objetivo geral foi cumprido", disse.

No campo financeiro, o presidente da associação afirmou que o objetivo não foi cumprido, pois as câmaras municipais não concretizaram as promessas de ajuda financeira, por isso a associação ficou em dívida para com os árbitros, que dirigiram as partidas por "boa vontade".

Segundo o dirigente, este ano não vão arrancar com o campeonato 2016/17 se as entidades não cumprirem com a sua parte.

"Sinceramente, não vamos começar com o campeonato, porque temos dívidas do ano passado, por isso não vale a pena começar e fazer mais dívidas. O campeonato esteve em risco de terminar, quer dizer que também está em risco de iniciar, porque também temos dívidas que os clubes têm para com a associação", frisou.

Conforme explicou, sendo Santiago Norte uma região grande, e uma vez que o campeonato da primeira divisão foi realizado em 26 jornadas, para além da prova no segundo escalão, o orçamento rondava um milhão de escudos e a dívida a liquidar ronda o mesmo montante.

Caso as câmaras municipais cumpram com as suas promessas, João da Veiga disse que vão liquidar as dívidas junto dos árbitros e assim iniciar a nova época futebolística no dia 15 de outubro, com a participação de 12 clubes, na primeira divisão, e 10, na segunda divisão.

João da Veiga chama atenção aos clubes para efetuarem as inscrições para que possam cumprir com o calendário.

Para esta época, a associação pretende lançar um novo projeto de campeonato de futsal, iniciado com um escalão inferior com os alunos do ensino secundário dos 10 liceus de Santiago Norte.