As decisões do campeonato regional de futebol de Santo Antão Norte só serão conhecidas este fim-de-semana, 17 e 18 de Março, seja para o vencedor do campeonato seja para a equipa a ser despromovida.

O Santo Crucifixo e o Foguetões estão “um passo (ponto) à frente” do Rosariense, mas as três equipas continuam todas na luta pelo título, tudo dependendo do desempenho dos “aflitos” da segunda metade da tabela classificativa na “desesperada” tentativa de se salvarem da queda à segunda divisão.

No primeiro jogo de hoje (sábado) o “aflito” Sinagoga vai querer pontuar frente ao Rosariense que, por seu lado, precisa dos três pontos para manter acesa a esperança, última coisa que lhe resta, de chegar ao título regional.

Logo depois será a vez do “aflito” Paulense dar o melhor de si para vencer o candidato Foguetões e safar-se da despromoção, enquanto o Foguetões também precisa dos três pontos para se manter na corrida ao título regional.

No domingo outro “aflito”, o Beira-Mar, defronta o candidato Santo Crucifixo, também com o objectivo de fugir à despromoção.

Partidas, aparentemente, fáceis para as equipas do topo da classificação, mas o futebol é cheio de surpresas e tudo pode acontecer neste fim-de-semana em que, definitivamente, se vai ficar a saber quem será o sucessor do Paulense no título de “campeão regional” e qual será a equipa que substituirá o recém-promovido Solpontense na disputa do campeonato da segunda divisão, na próxima temporada.

Recorde-se que, neste momento, o Santo Crucifixo e o Foguetões têm ambos 19 pontos, mais um que o Rosariense que caiu para a terceira posição e tem, agora, 18 pontos.

Na segunda metade da tabela classificativa tudo continuou na mesma já que o Sinagoga se mantém na quarta posição com oito pontos, o Beira-Mar e o Paulense estão em igualdade pontual com os mesmos seis pontos.

Por outro lado, as contas poderão mudar, radicalmente, caso fique provado que um jogador do Santo Crucifixo foi utilizado de forma ilegal e sejam retirados três pontos à formação do Coculi, a favor do Paulense, pontos esses que poderão ser decisivos para salvar os, ainda, campeões regionais da descida de divisão, além de baralhar, também, as contas no topo da tabela classificativa.