O futebolista internacional cabo-verdiano Djaniny Tavares apresenta liga sub-19, intitulada Liga Djaniny – Gaft Cup, que tem como objectivo dar oportunidade aos jovens que sonham se tornar jogadores profissionais.
“Esta liga tem como objectivo dar oportunidade aos jovens que sonham se tornar um jogador profissional como eu”, explicou o futebolista aos jornalistas este sábado, em Santa Cruz, interior de Santiago.
Segundo o jogador, natural de Santa Cruz, que joga actualmente no Santos de Laguna, do México, equipa que este ano se sagrou campeã do campeonato mexicano de futebol, assim como foi ajudado a realizar o seu sonho de ser um jogador de futebol profissional, vê este projecto como uma forma de retribuir e ajudar os que almejam a atingir o mesmo objectivo.
Consciente de que é uma “referência” para os mais pequenos e jovens de Santiago Norte, Djaniny prometeu “tudo fazer” para ajudá-los a seguir uma carreira profissional.
Por seu lado, o responsável pela organização da iniciativa, António Furtado, explicou que escolheram esta faixa etária (sub-19) por ser uma idade em que jogadores enfrentam muitas dificuldades e falta de oportunidade quando pretendem ingressar numa equipa de seniores.
Na sua perspectiva, pelo facto de Djaniny ser um “jogador de referência” em Santiago Norte, vai ser uma oportunidade para os jovens dessa região, que sonham ser jogadores profissionais e que vêem nele “motivação e inspiração”, possam acreditar mais no desporto (futebol) e é atingir tal objectivo assim como o craque de Santos de Laguna.
Para esta primeira fase da Liga Djaniny, que principia depois da Copa do Mundo da Rússia 2018, ou seja, no mês de Julho, disse que derem oportunidade às equipas de Santiago Norte onde vão estar representadas 12 equipas.
Relativamente ao jogo amigável e beneficente organizado pelo futebolista Djaniny e o treinador Lito Aguiar, que teve lugar este sábado, 16, no Estádio Municipal 25 de Julho, em Santa Cruz, que teve como entrada um quilo de alimento que se reverteu a favor de uma associação local, os promotores garantiram a continuidade do mesmo para próximos anos.
Comentários