A equipa do Juventude derrotou este domingo, no estádio 5 de Julho, o Atlético por 2-1, no primeiro jogo da liguilha, partindo em vantagem para o jogo da segunda mão, que se realiza no próximo domingo, 5 de junho, nos Mosteiros.

A equipa do Atlético dos Mosteiros, vice-campeão regional do segundo escalão e que através deste dois jogos busca a possibilidade de ascender ao escalão maior do futebol do Fogo, marcou primeiro, ainda na primeira parte.

Depois de desperdiçar três oportunidades para ampliar a vantagem e contra a corrente do jogo, permitiu à formação de Juventude empatar o jogo, ainda antes do intervalo.

Este golo galvanizou a formação treinada por Zé Tune, que na etapa complementar colocou-se em vantagem no marcador e na eliminatória, sendo que no segundo jogo, a realizar-se no estádio Francisco José Rodrigues, a formação de Juventude fica obrigada, no mínimo, a empatar o desafio, para se manter no primeiro escalão.

Já a formação do Atlético, que participou este ano pela primeira vez nas provas regionais, precisa de ganhar por um zero e por dois golos de diferença nos outros resultados para materializar a sua aspiração de ascender ao escalão principal.

Face ao resultado do primeiro jogo, tudo fica adiado para o próximo embate entre as duas formações: Juventude ,que na presente época se classificou na penúltima posição no campeonato regional de primeiro escalão, e Atlético, vice-campeão do segundo escalão.

Em caso de vitória e consequente manutenção do Juventude, o município de São Filipe manterá o número de equipas, sete, no primeiro escalão, contra duas dos Mosteiros e uma de Santa Catarina, mas se o Atlético vencer e garantir a subida, na próxima temporada o município dos Mosteiros passa a dispor de três equipas no primeiro escalão, contra seis de São Filipe e uma de Santa Catarina do Fogo.