O primeiro núcleo da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) na diáspora foi instalado na noite de terça-feira em Roterdão, Holanda, e irá reforçar o nível de relacionamento entre a FCF e a Real Associação Holandesa de Futebol (KNVB).
Segundo informações avançadas pela Federação cabo-verdiana, o acto aconteceu à margem da cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre a FCF e a Real Associação Holandesa de Futebol (KNVB), realizado esta terça-feira em Roterdão.
O núcleo, que ficará situado nas instalações da Associação Maiense, na cidade de Roterdão, será coordenado por Alcindo Monteiro e composto por sete pessoas, incluindo Georgina Barbosa, que terá atribuições a nível do futebol feminino.
A “amizade futebolística’ entre ambas as instituições não é de hoje, sublinhou o presidente da FCF, lembrando que em Novembro deste ano, a KNVB organizou uma formação de treinadores que contou com a os instrutores Rob Klein e David Mendes da Silva.
O protocolo foi rubricado no estádio do Sparta, em Roterdão, pelo presidente da FCF, Mário Semedo, e presidente da KNVB, Michael Van Praag, e a cerimónia contou com a presença do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e do Rei da Holanda, Willem-Alexander.
Estiveram ainda presentes, David Mendes da Silva, que recentemente esteve em Cabo Verde, para dar uma formação, e Van Hooijdonk, antigo jogador do Benfica.
Quanto ao memorando, avança a mesma fonte, irá abarcar áreas de assistência técnica e treinamento de treinadores, arbitragem, promoção de talentos, equipas nacionais, futebol feminino, administração e assuntos jurídicos, matéria de organização de provas e projectos diversos.
A cerimónia contou também com a presença do vice-presidente Inácio de Carvalho, responsável pelo pelouro de formação da FCF e está enquadrada na visita de dois dias efectuada pela delegação da Presidência da República à Holanda.
Comentários