A construção de um polidesportivo coberto no Paúl e um centro de estágio no Porto Novo são as grandes infraestruturas que Santo Antão receberá, "nos próximos anos", no âmbito do programa de infraestruturação desportiva prevista para esta ilha.

O Governo, segundo o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, vai apoiar a edilidade paulense na construção de um pavilhão desportivo coberto no Paúl, município ainda desprovido de uma infraestrutura desportivo de relevo.

Fernando Elísio Freire, que falava, esta terça-feira, no Parlamento, em resposta às perguntas dos deputados, informou que Governo pretende que todas ilhas tenham um polidesportivo e, no caso de Santo Antão, essa infraestrutura será construída no Paúl, em parceria com a autarquia.

Nas ilhas onde não existe um espaço desportivo do tipo, o Governo vai ser parceiro dos municípios na edificação de pavilhões cobertos, explicou Fernando Elísio Freire, que confirmou a possibilidade de município do Porto Novo receber, "nos próximos tempos", o centro de estágio de Santo Antão.

Trata-se, segundo o ministro do Desporto, de um projeto da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), que deverá ser financiada pela Federação Internacional do Futebol (FIFA).

O governante confirmou que o próximo centro de estágio a ser construído em Cabo Verde vai localizar-se no Porto Novo, uma informação que já tinha sido avançada pelo presidente da FCF, Vítor Osório, aquando da sua visita a Santo Antão, em Julho de 2016.

A FCF tem estado, desde 2016, a trabalhar com a Câmara Municipal do Porto Novo na criação de condições para a construção do centro de estágio neste município, uma infraestrutura tem sido reivindicada pelos agentes do futebol em Santo Antão.

A edilidade porto-novense, além de ter elaborado o projeto de arquitetura, já desmobilizou os terrenos para a construção do centro de estágio.

Entretanto, os clubes de futebol no Paúl lembram que este município é único em Santo Antão ainda sem um campo relvado.

No Porto Novo, onde existente apenas um campo relvado (Estádio Municipal), as agremiações desportivas têm estado, igualmente, a reivindicar a construção de mais um campo com relva sintética.

A Câmara Municipal do Porto Novo, no seu plano de investimentos para 2017, prevê substituir a relva do Estádio Municipal e requalificar o campo de treinos de Chã de Itália, dotando-o de um piso sintético.

Para este ano, a edilidade porto-novense espera investir quase 90 mil contos em infraestruturas desportivas, pretendendo, igualmente, avançar com a primeira fase do pavilhão coberto, com recurso a crédito bancário.